Parceria e conta-própria nas culturas de café e milho no munícipio de Afonso Cláudio, Espírito Santo

Universidade Rural do Estado de Minas Gerais

O presente estudo teve como objetivo estudar a parceria agrícola e suas relaçoes com a exploraçao por conta-própria, nos Distritos de Piracema e Pontoes do município de Afonso Cláudio,Espírito Santo, Brasil. A amostra constituiu-se de 49 proprietários e os seus respectivos 55 parceiros. Os dados foran obtidos através de entrevista direta - Survey Method - durante o mês de julho de 1964. As análises são de natureza tabular ou descritiva, no que diz respeito ao parceiro e proprietário e tomada de decisoes por ambos, com respeito às medidas de eficiência, usaram-se relaçoes para as duas formas de exploraçao. Usou-se o teste de "t", quando necessário. As principais conclusoes foram: os parceiros sao uma classe de trabalhadores de baixo nível do instrução e educaçao; apesar de a família do parceiro ser numerosa, 39,7% representam sua. fôrça de trabalho, são ávidos por crédito e aquisiçao de terra; a principal oportunidade para empregar a. sua fôrça de trabalho foi a de ser parceiro; os proprietários adotam a parceria por ser menos dispendiosa e facilitar a administraçao; mais de 3/4 da produçao de café e de milho são de responsabilidade do parceiro; os parceiros nao sao menos eficientes do que os proprietários; as decisoes na administraçao do negócio agrícola sao predominantemente tomadas pelos parceiros. Como limitaçoes foram apontados fatôres psicológicos e o não uso de registros contábeis pelos agricultores. São sugeridos alguns tópicos para novas pesquisas, entre êles um estudo completo sobre tôdas a s atividades da emprêsa explorada em parceria. Aos órgãos incumbidos da assistência técnica e/ou creditícia e ao poder publico, sugeriu-se medidas com vistas a elevação de parceiro agrícola na escala sócio-econômico-agrícola.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais

Parceria agricola Espirito Santo ( Afonso Claudio ) Cafe Cultura Aspectos economicos Milho

Ribon, Miguel. Parceria e conta-própria nas culturas de café e milho no município de Afonso Cláudio, Espírito Santo. Viçosa : UREMG, Impr. Univ., 1966. 52p. (Dissertação - mestrado em Economia Rural) Orientador: Josué Leitão e Silva. T 333.563 R486p 1966