Com o objetivo de avaliar o desenvolvimento inicial de seleções de Bourbon originários em diferentes regiões, foi instalado e conduzido o experimento na Fazenda Experimental da Epamig localizada em Três Pontas -MG. Foram avaliadas 20 seleções sendo 17 pertencentes ao grupo da cultivar Bourbon conhecida pelo potencial para produção de cafés especiais e três, amplamente cultivadas nas diferentes regiões do estado e que foram utilizadas como padrão dentro do ensaio. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições e parcelas constituídas por 10 plantas. O espaçamento adotado foi de 3,50 x 0,70 m sendo avaliadas seis plantas por parcelas. Foram analisadas as características: diâmetro de caule, número de ramos plagiotrópicos, altura de plantas, número de nós dos ramos plagiotrópicos e comprimento do 1ºramo plagiotrópico. Os resultados obtidos permitiram verificar que houve destaque de progênies para a característica diâmetro de caule, porém para outras características o teste de média não detectou diferença significativa.
This research aimed to analyze trhe phenotypic stalrtity of coffee cultivars with potential to produce coffee with high quality as well as its adaptability to the evaluated region. For this prupose it was estabilished a research en EPAMIG Experimental Farm located in Tres Pontas-MG. There were evaluated 20 cultivars being 17 to the cultivar Bourbon group. That has a potential to produce special coffee, and the three cultivars remaining are broadly cultivated in different state regions were used as standart for this experiment.The experimental design used was random blocks, with there replicates and the plots were composed by 10 plants. The specing used was 3.5 x 0.7m and six plants were evaluated per plot. The were analyzed the following characteristics: shoot diameter, number of plagiotropic shoots, plant height, number of node from plagiotropic shoot an length of first plagiotropic shoot. The result suggest a difference found to shoot diameter for the best progenies, although the other characteristics did not show significative statistic difference.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : 2007 : Águas de Lindóia, SP). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2007.

Café Progênies Melhoramento genético Qualidade de bebida, Coffee Progenies Genetic breeding Beverage quality

Carvalho, Alex Mendonça; Guimarães, Rubens José; Benjamim, Leonardo Henrique; Mendes, Antônio Nazareno Guimarães; Botelho, César Elias; Medeiros, Ronaldo Nogueira de. Crescimento e desenvolvimento inicial de cafeeiros (Coffea arabica L.) var. Bourbon na região de Três Pontas - MG. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : Águas de Lindóia, SP : 2007). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa - Café, 2007. (1 CD-ROM), 3p.