Avaliaram-se, em casa-de-vegetação, alguns aspectos das relações hídricas em cinco cultivares de café do grupo arabica e em um do grupo Robusta. Todos os cultivares apresentaram queda significativa na condutância estomática máxima em resposta à seca, o mesmo ocorrendo com a área foliar específica. Em todos os cultivares, o módulo global de elasticidade mostrou-se independente de variações na pressão de turgescência até cerca de 0.2 MPa. Não houve redução no módulo de elasticidade em resposta ao deficit hídrico. Observaram-se incrementos na pressão osmótica em saturação plena e na pressão osmótica em turgescência nula incipiente nas plantas submetidas à tensão hídrica, os quais foram interpretados como verdadeiros ajustamentos osmóticos. Esses ajustes correlacionaram-se positivamente com o acúmulo de prolina e ambos foram dependentes do potencial hídrico de antemanhã. Não se detectou nenhuma relação entre o acúmulo de compostos de amônio quaternário e a amplitude dos ajustes osmóticos.

Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Viçosa

Café Fisiologia Relacoes hídricas Deficit hídrico Respostas à seca

Matta, Fabio Murilo da. Alguns aspectos das relações hídricas em cultivares de Coffea arabica e Coffea canephora. Viçosa : UFV, 1991. 45p. : il. (Dissertação - mestrado em Fisiologia Vegetal) Orientador: Moacyr Maestri T583.52041 M435a 1991