Características das principais variedades de café cultivadas em Rondônia

A cafeicultura é uma importante atividade geradora e distribuidora de renda, sobretudo nos países em desenvolvimento situados na faixa intertropical, nos quais, geralmente, representa mais de 10% do PIB agrícola. Estima-se que o agronegócio mundial do café movimente anualmente mais de US$ 65 milhões, ocupando cerca de 25 milhões de pequenos produtores e gerando aproximadamente 125 milhões de empregos diretos e indiretos (Carta..., 2003). No Brasil, a atividade gera cerca de 5 milhões de empregos diretos, beneficiando aproximadamente 15 milhões de pessoas, indiretamente. Em Rondônia, a cultura do café é responsável pela geração de 80 mil empregos e ocupa cerca de 44 mil famílias, que têm a cafeicultura como sua principal fonte de renda (Carta..., 2002). O uso de variedades adequadas é de fundamental importância para o sucesso de qualquer atividade agrícola. A escolha da variedade deve levar em consideração aspectos importantes, como: adaptação às condições edafoclimáticas; potencial produtivo; estabilidade de produção; resistência/tolerância às principais doenças e pragas da cultura; característica dos frutos; época de maturação e porte das plantas. O conhecimento prévio das características morfológicas, fisiológicas e produtivas dos materiais genéticos disponíveis é imprescindível para a escolha da espécie e das variedades de café a serem utilizadas. Essa decisão deve ser evidentemente, subsidiada pelas indicações das instituições de pesquisas. O presente trabalho tem como objetivo relacionar e descrever, sucintamente, as principais variedades de café indicadas para cultivo comercial no Estado de Rondônia. Newton de Lucena Costa - Chefe Geral Embrapa Rondônia.

O conteúdo é apresentado em seis capítulos: 1. Introdução; 2. Principais espécies de café cultivadas no mundo; 3. Principais diferenças entre as espécies C. arabica e C. canephora; 4. Características das principais variedades indicadas para Rondônia; 5. Considerações finais; 6. Referências bibliográficas.

Café-características-Rondônia, Café-variedades-Rondônia

SOUZA, F. F. et al. Características das principais variedades de café cultivadas em Rondônia. Porto Velho: Embrapa Rondônia, Documentos, n. 93. 2004. 21 p.