A produtividade do cafeeiro e a relação Ca/Mg no solo podem ser alteradas em função da aplicação de elevadas doses de gesso agrícola. Objetivou-se com este estudo, avaliar o efeito da aplicação de doses de gesso agrícola, em dois modos de aplicação (linha do cafeeiro e área total), na relação de Ca/Mg no solo e na produtividade da 1a safra do cafeeiro. O estudo foi desenvolvido no município de Paraguaçu-MG. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, com nove tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 5 x 2, cinco doses de gesso agrícola (0, 13, 26, 39 e 52 t ha-1), correspondendo a 0; 3,5; 7,0; 10,5 e 14 kg de gesso por metro linear, em dois modos de aplicação, na linha de plantio com 0,5 m de largura e em área total nas entrelinhas do cafeeiro. A parcela experimental foi constituída de três linhas com 11 plantas cada, totalizando 33 plantas, sendo considerada área útil, as cinco plantas centrais. O gesso foi aplicado a lanço, aos quatro meses após a implantação da lavoura. Aos 28 meses após a implantação da lavoura, foram realizadas as avaliações dos teores de Ca2+ e Mg2+ no solo. As amostras de solo foram coletadas em março de 2012, na profundidade de 0‒20 cm em cada parcela para as determinações de Ca2+ e Mg2+. A colheita da primeira safra foi realizada em maio de 2013, aos 42 meses após a implantação da lavoura, colhendo-se as cinco plantas centrais de cada parcela. A aplicação de doses elevadas de gesso agrícola provocou aumento nos teores de Ca2+, diminuição dos teores de Mg2+ e, consequentemente, aumento da relação de Ca/Mg no solo, podendo-se chegar a valores muito altos de até 244, na dose de 52 t ha-1. A relação de Ca/Mg até 244 no solo não afetou a produtividade do cafeeiro na primeira colheita. A aplicação de doses elevadas de gesso agrícola proporcionou aumento de produtividade na primeira colheita do cafeeiro, com aumentos crescentes até a dose de 52 t ha-1. A produtividade do cafeeiro é influenciada pelo modo de aplicação de elevadas doses de gesso, com alcance de maiores produtividades através da aplicação realizada em área total.

Trabalho apresentado no IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Condicionador de solo, Sulfato de cálcio, Subsolo, Nutrição do cafeeiro

RODRIGUES, J. C. et al. Relação Ca/Mg no solo e produtividade do cafeeiro em função de elevadas doses de gesso agrícola. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 9., 2015, Curitiba. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2015, 5 p.