Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

A produção mundial de café, no ano agrícola de 2006/2007, foi de 122 milhões de sacas de 60 quilos. O Brasil contribuiu com 42,5 milhões, posicionando-se como o maior produtor mundial, detendo 35% da produção mundial, sendo o maior exportador desta commoditie, contribuindo com 25% das exportações e o segundo maior consumidor mundial (MAPA, 2007; ICO, 2007). Na safra 2006/2007, a Bahia foi classificada como o quinto Estado em volume de produção para a cafeicultura brasileira, produzindo 2,25 milhões de sacas (das espécies arábica e robusta) (MAPA, 2007). Assim, este trabalho teve como objetivos a caracterização da cafeicultura em cinco municípios da Chapada Diamantina; a avaliação da sustentabilidade de agroecossistemas de produção de café mais representativos da região, em relação à arborização e ao manejo orgânico, através de determinações analíticas e do Método Agroecológico Rápido para Avaliação da Sustentabilidade.

Dissertação de mestrado defendida na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MARTINS NETO, F. L. Caracteriazação e avaliação da sustentabilidade da cafeicultura na Chapada Diamantina - BA. 2009. 189 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. 2009.