Escala de valores para avaliação da qualidade da bebida do café

1961-05

Instituto Agronômico (IAC)

O presente artigo relata os resultados obtidos com o emprêgo de uma escala de valores, na análise de resultados de provas de bebida de café. A escala foi construída a partir de amostras das diferentes bebidas-padrão, de café exportável, tendo sido empregada uma equipe de degustadores previamente selecionados e treinados durante três anos. Os resultados obtidos representam médias de aproximadamente 160 determinações. O método será utilizado na avaliação da qualidade da bebida do café nas experiências realizadas no Instituto Agronômico.
A scoring scale for quality evaluation of coffee samples has been developed by the writers, based on data from four experiments statistically designed and analysed, representing the average of 160 flavor determinations. These were made on standard samples of the various export types of coffee by a selected and trained taster panel. The resulting scoring scale will be used for quality determinations of coffeesamples from experiments carried out at the Instituto Agronômico.

GARRUTI, R. S.; CONAGIN, A. Escala de valores para avaliação da qualidade da bebida do café. Bragantia, Campinas, v. 20, n. 18, p. 557-562,1961.

Coleções