A região Serrana Fluminense é a segunda maior produtora de café do Estado, com 30,93% da produção estadual em 1998. A região caracteriza-se por apresentar topografia mais acidentada e grande número de pequenas propriedades rurais com mão-de-obra familiar própria. Procurando fornecer aos produtores tecnologias racionais para o cultivo do café, foi realizado um diagnóstico foliar, a fim de identificar prováveis deficiências em macronutrientes na região. Com estas informações, espera-se que os cafeicultores adotem práticas mais eficientes, resultando na produção de café de alta qualidade a custo suficientemente reduzido. Desse modo, a análise foliar fornece importantes subsídios para o cafeicultor aumentar sua produtividade e seus lucros. Com o objetivo de identificar o(s) macronutriente(s) limitante(s) da cafeicultura na região Serrana Fluminense, realizou-se levantamento foliar em Duas Barras e Bom Jardim, principais municípios produtores. Nos anos agrícolas de 1998/1999 e 1999/2000 foram coletadas folhas em 39 lavouras de café arábica, em talhões de 1,0 há, com idade entre 4 e 9 anos, de acordo com a metodologia descrita para a cultura. Após secagem em estufa com circulação forçada de ar, as amostras foram moídas e encaminhadas aos laboratórios da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para determinação das concentrações de macronutrientes. O teor de N mostrou-se adequado nas duas amostragens realizadas, e o P foi considerado marginal, constituindo-se, dessa forma, no macronutriente que mais cuidados requer a médio prazo, pois tende para níveis de deficiência. A curto prazo, o manejo adotado em relação a P, K e Mg devem ser modificado, uma vez que os teores médios diminuíram em função dos anos de amostragem. Por outro lado, o teor de Ca elevou-se, mas em desequilíbrio com o Mg.
This work was carried out with the objective of quantifying the levels of major nutrients in the coffee plants of two main productive municipalities located in a Highland Region of Rio de Janeiro State (Duas Barras and Bom Jardim). In the year of 1998-1999 and 1999-2000, leaves were collected for analysis from 39 coffee fields (Coffea arabica L.) 4-9 years old from an area of 2.471 acres. The average results indicated that N levels were adequate in both samples while P and Mg were considered below the adequate level with a tendency of being deficient. Otherwise Ca level was higher in 1999-2000 but not in accordance with the Mg. For K the results were variables according to the year of sampling.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. 181p. : il.

Café Deficiência nutritiva Macronutrientes, Coffea arabica Sampling Major nutrients Nutritional diagnoses Rio de Janeiro State.

Andrade, Wander Eustáquio de Bastos; Nascimento, Dárcio; Alves, Sandra Maria Campos; Santos, José Geraldo Custódio dos. Estado nutricional de cafezais da região serrana fluminense em função do ano de amostragem. I. Macronutrientes. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. (CD-ROM), p. 2505-2509.