A cafeicultura na região Sul de Minas se destaca como a maior produtora de café do Estado e por apresentar um parque cafeeiro bem estruturado. A importância econômica e social da cafeicultura na região é evidente, tanto como a principal fonte de renda das propriedades e como geradora de empregos. Apesar de apresentar-se como uma das mais evoluídas do Estado a produtividade e o nível tecnológico adotado ainda deixam a desejar. Nesta região está localizada a Universidade Federal de Lavras que se constitui num inesgotável manancial de informações técnicas em cafeicultura, nota-se deficiências na transferência desta tecnologia para a assistência técnica e aos cafeicultores. Com este trabalho, procura-se difundir as informações tecnológicas geradas pela universidade com a finalidade de aumentar a produção e a produtividade dos cafeicultores.
Coffee cultute in the southern region of Minas stands out as the greatest coffee producer in the state and for presenting a well strutured coffee growing area. The economical and social importance of coffee culture in the region is evident, both as the main source of income of states and as generator of employment. In spite of presenting itself as one of the most evoluted in the state, yield and technological level adopted are still bellow optimum. In addition in this region is situated the Federal University of Lavras which is a endless source of technical information about coffee culture, defficiencies in the transfer of this technology to techinical assistence and coffee growers are noticed. By this work, one seeks to diffuse the technological information generated by the university with the purpose of increasing both output and yield of coffee growers.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.) : il.

Cafeicultura Transferência de tecnologia Difusão de tecnologia, Coffee Diffusion of technology

Pereira, Gislene Geralda; Romaniello, Marcelo Márcio. Difusão de tecnologia em cafeicultura para a regiões de influência da Universidade Federal de Lavras. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (1.: 2000 : Poços de Caldas, MG). Resumos expandidos. Brasília, D.F. : Embrapa Café; Belo Horizonte : Minasplan, 2000. 2v. (1490p.), p. 1488-1490.