AVALIAÇÃO DE CLONES DE CAFÉ ROBUSTA DO GRUPO CONGOLÊS SG2

Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento agronômico de clones de café Robusta do Grupo Congolês SG2. O experimento foi instalado no Instituto Agronômico de Campinas (IAC/APTA), seguindo o delineamento em blocos casualizados, com 28 clones em três repetições. A parcela foi constituída por quatro plantas, espaçadas por 4,0 x 1,5 m. Os clones foram oriundos de uma seleção efetuada numa população instalada no Polo Regional de Mococa (APTA Regional). Foram avaliadas durante três anos a produtividade, o vigor vegetativo, a maturação dos frutos, a qualidade da bebida e o tipo de reação em relação à ferrugem. Os resultados mostraram que os clones IAC 2292-15 c 350 e IAC 2259-12 c 293 foram os mais produtivos com 55,48 e 52,85 sacas de café beneficiado/ha/ano, respectivamente. O clone IAC 2292-15 c 350 além de apresentar a maior produtividade, destacou-se também como o mais vigoroso. Todos os clones analisados foram resistentes a Hemileia vastatrix.
The aim of this study was to evaluate the agronomic performance of Robusta coffee clones from Congolês Group SG2. The experiment was carried out in Instituto Agronômico de Campinas (IAC/APTA), following a randomized complete block design with 28 clones and three replications, four plants per plot, planted at a spacing of 4.00 x 1.50 m. The clones were originated from selection released in the Polo Regional de Mococa (APTA Regional). It were evaluated during three years the productivity, vegetative vigor, fruit maturation, beverage quality and resistance of coffee rust. The results showed that IAC 2292-15 c 350 e IAC 2259-12 c 293 clones were the most productive, with 55.48 e 52.85 sc/ha/year, respectively. The IAC 2292-15 c 350 clone it detached itself also as the most vigorous. Every clones were resistents to Hemileia vastatrix.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (7. : 2011 : Araxá, MG). Anais Brasília, D.F: Embrapa - Café, 2011

produtividade, clones, Robusta., productivity, clones, Robusta.

Fazuoli, Luiz Carlos; Braghini, Masako Toma; Mantovani, Elaine Spindola; Mistro, Julio César. Avaliação de clones de café robusta do grupo congolês SG2. In: Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil (7. : 2011 : Araxá, MG). Anais Brasília, D.F: Embrapa - Café, 2011 (1 CD-ROM), 4p.