A presente pesquisa teve como finalidade avaliar a ação internacional da indústria de café torrado em grão e/ou moído brasileira sob a perspectiva dos executivos de topo por meio do estudo de cinco casos de IT&M brasileiras em processo de internacionalização à luz do pensamento da Escola Nórdica de Negócios Internacionais. A análise dos dados revelou que é possível afirmar que não há condições de realizar a expansão internacional sem que haja uma estrutura sólida no mercado doméstico, principalmente em função do Brasil ser um dos principais mercados de café do mundo. A ação internacional para a IT&M brasileira avaliada por meio de cinco casos estudados, significa diversificação de negócios.
The purpose of this study is to assess the international action of the Brazilian industry of roasted coffee beans and/or ground coffee from the viewpoint of Chief Executive Officers (CEOs), through a study of five Brazilian manufacturers of roasted & ground coffee in the process of internationalization, according to the thought of the Nordic School of International Business. The analysis of data revealed that it can be argued that international expansion is not possible unless a solid structure is established in the domestic market, especially if we consider that Brazil is one of the world’s leading coffee markets. The international action of the Brazilian roasted & ground coffee industry, as evaluated through the five case studies, translates as diversification in business.

Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : 2007 : Águas de Lindóia, SP). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2007.

Internacionalização, Modelo de Uppsala, segmento industrial do café brasileiro., Internationalization, Uppsala Model, Brazilian coffee industry.

Mara Luiza Gonçalves FREITAS; Antônio Carlos dos SANTOS.Expansão internacional da indústria de café sob a perspectiva da escola nórdica de negócios internacionais: um estudo multicasos. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (5. : Águas de Lindóia, SP : 2007). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa - Café, 2007. (1 CD-ROM), 4p