Embrapa Café

O experimento foi implantado no Campus Experimental da Universidade de Uberaba – Fazenda Escola, em Latossolo Vermelho Amarelo, distrófico, textura arenosa, com 90% de areia e pedras, a 850 metros de altitude, em lavoura de café Catuaí 144, plantado em dezembro de 2000 no espaçamento de 4,0 x 0,5 m, em delineamento experimental inteiramente casualizado, com 6 tratamentos e 4 repetições, com o intuito de avaliar a eficiência do gesso como condicionador de solo em lavoura de café irrigado por gotejamento, bem como a produtividade desta lavoura, variando‐se as lâminas de irrigação aplicadas, comparando‐se com a lavoura de sequeiro. O gesso foi aplicado de forma localizada abaixo da saia do cafeeiro em julho de 2006, e, em seguida, plantou‐se milheto nas entrelinhas do cafeeiro em todos os tratamentos.

Trabalho apresentado no 34º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

MAMEDE, F. F. et al. Efeito da aplicação localizada de gesso agrícola na produtividade do cafeeiro irrigado por gotejamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 34., 2008, Caxambu. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2008. (1 CD-ROM), 3 p.