1967-10-16

Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura

O efeito da adubação NPK e da matéria orgânica na composição mineral do grão e na qualidade da bebida (prova de xícara) foi estudado. Verificou-se que a adubação fosfatada e o uso da matéria orgânica não influiram nas características mencionadas. A adubação nitrogenada e potássica aumentou o teor dos elementos correspondentes no grão e prejudicou pouco mas, significativamente a qualidade da bebida. Esses dados devem ser encarados com cautela e tidos apenas como preliminares.

Alimentação mineral do cafeeiro, Adubação N, P, K, Adubação orgânica na composição mineral do grão, Qualidade da bebida

AMORIM, H. V. de; SCOTON, L. C.; CASTILHO, A. de; GOMES, F. Pimentel; MALAVOLTA, E. Estudos sôbre a alimentação mineral do cafeeiro: XXI. efeito da adubação N, P, K e orgânica na composição mineral do grão e na qualidade da bebida. (2a. Nota). Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, v. 24, p. 215-228, 16 out. 1967. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aesalq/a/m44XBxGvMqR5rZ5shbyqYSr/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2023.