Luna, Rosemar MartinsSette, Ricardo de SouzaSalazar, German TorresConsórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café2015-01-142015-01-142001Luna, R. M.; Sette, R. S.; Salazar, G. T. Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. (CD-ROM), p. 2145-2153155585_Art299http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1087Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (2. : 2001 : Vitória, ES). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2001. 181p. : il.O presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros.This work has the objective of verifying the influence of the coffee’s origin at the time of purchase in the supermarkets, the consumer’s perception in relation to the coffees of Minas Gerais and to verify if the consumers know how to differentiate coffees from other cities and states. The theoretic references focused on the marketing, the marketing and coffee’s environment and the consumer’s behavior. Quantitative and qualitative methodological procedures were used, combining the buying process observation methods, followed by communication with the consumers by means of semi-structured interviews. A restrict market was identified, composed by adults, mostly married and from classes A and B. It was characterized that, at the moment of purchase, the coffee’s brand is more important than its origin. The knowledge of the producing regions was good in relation to the identification of the best coffees, being Minas Gerais’ coffee considered the best. The knowledge in relation to the comparison among coffees of other cities and states was poor, although the consumer’s preference for the coffees of Minas Gerais was revealed.pt-BRCafé Certificação de origem Consumidor ComportamentoCoffee consumer Origin certificate.Cafeicultura::Economia e política agrícolaComportamento do consumidor em relação à certificação de origem do caféConsumer behavior in relation to the coffee origin certificationConsumer behavior in relation to the coffee origin certificationArtigo