Barbosa, Patrícia Maria da SilvaRegalado, Pablo Ferreira2015-06-222015-06-222013BARBOSA, P. M. S; REGALADO, P. F. Determinação de origem, empoderamento dos produtores, redução de custos, riscos e desenvolvimento local: os múltiplos usos da marca coletiva no mercado de café. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2013, 5 p.http://www.sbicafe.ufv.br:80/handle/123456789/3394Trabalho apresentado no VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do BrasilO uso de um sinal de certificação, sinal mais reconhecido atualmente pelo grande público, está diariamente permitindo aos consumidores a fácil identificação de diversas características intrínsecas ao produto que o possui e influenciando em suas escolhas. No entanto, pouco a pouco outros sinais de uso coletivo, as indicações geográficas e marcas coletivas, estão ganhando visibilidade no mercado. O presente trabalho visa demonstrar como a marca coletiva, ainda desconhecida no Brasil, pode ser uma interessante alternativa de diferenciação e permitir que pequenos produtores alcancem mercados que não conseguiriam alcançar isoladamente.5 páginaspt-BRMarcas coletivasDeterminação de origemDiferenciaçãoCafeicultura::Economia e política agrícolaDeterminação de origem, empoderamento dos produtores, redução de custos, riscos e desenvolvimento local: os múltiplos usos da marca coletiva no mercado de caféDetermination of origin, empowerment of producers, reducing costs, risks and local development: the multiple uses of collective mark in the coffee marketTrabalho de Evento Científico