Duarte, Rodrigo NatalGalina, Simone Vasconcelos Ribeiro2021-12-062021-12-062021DUARTE, R. N.; GALINA, S. V. R. Coopetição entre cafeicultores, cooperativas e associações: evidências no mercado brasileiro de cafés especiais. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 23, p. 1-14. 2021.2238-6890https://doi.org/10.48142/2320211699http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/12899Objetiva-se descrever como a competição e a colaboração simultâneas, fenômeno conhecido como coopetição, apresentam-se nos diversos níveis de interação sustentados pelos produtores de cafés especiais. Num contexto de interação dinâmica, heterogênea e intensa entre vários players, como é o caso das Indicações Geográficas (IGs) de café, cafeicultores se envolvem em relacionamentos interorganizacionais entre si, que, por meio de cooperativas e associações, permitem a coopetição se manifestar em níveis distintos. Dada a incipiência da abordagem coopetitiva no setor primário, a pesquisa qualitativa exploratória foi adotada para identificar e compreender melhor essa dinâmica de relacionamento. Os dados para a pesquisa foram coletados de entrevistas semiestruturadas com 20 atores que compõem as IGs da Alta Mogiana e da Região do Cerrado Mineiro: cafeicultores, cooperativas, instituições apoiadoras e gestores das associações. Os resultados foram separados em relacionamentos que promovem a competição e a cooperação, de forma a revelar a complexidade das suas práticas, num contexto que exige inovação em produto e processos. A descrição envolveu os níveis cafeicultor-cafeicultor, cooperativa-cooperativa e associação-associação, sendo que a necessidade de cooperação se mostrou onipresente no âmbito comercial, e a competição se manifestou em produtos, processos, serviços e finanças. Em IGs de café, a coopetição convive dentro do indivíduo, da empresa, da associação, da cooperativa, desde o nível intraorganizacional até o nível inter-redes, abrindo espaço para contribuições futuras.pdfpt-BROpen AccessIndicação geográficaAlta MogianaCerrado mineiroPMEsComercializaçãoCafeicultura::Economia e política agrícolaCoopetição entre cafeicultores, cooperativas e associações: evidências no mercado brasileiro de cafés especiaisArtigo