Santos, Douglas Fonseca dosCampos, Gevair2021-01-262021-01-262019-10SANTOS, D. F; CAMPOS, G. Análise de viabilidade econômico-financeira para expansão da cafeicultura em Unaí, Minas Gerais. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 10., 2019, Vitória. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2019, 5 p.1984-9249http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/12702Trabalho apresentado no X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do BrasilA cafeicultura é de extrema importância tanto na esfera econômica quanto na social com a geração de milhares de empregos e renda no Brasil. Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, e o fator econômico e social não está diferente do país. Dessa forma, a cafeicultura é uma atividade agregadora de valor econômico no estado. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar quais fatores financeiros influencia a expansão da cafeicultura na Região de Unaí, Minas Gerais. Dessa forma, foram utilizadas algumas técnicas de indicadores para análise de projetos que buscam identificar a viabilidade de investimentos realizados nesta cultura. Em relação à metodologia utilizada, este trabalho teve como natureza a pesquisa documental, de campo, bibliográfica, exploratória, quantitativa-qualitativa. Buscou-se mensurar os gastos já ocorridos no empreendimento na safra 2016/2017, analisar o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, o período de payback descontado e também o custo/benefício de um investimento realizado para melhor colher o café do chão. Com os resultados obtidos, foi possível realizar a análise da viabilidade econômico- financeira do empreendimento sobre o investimento realizado, que se apresentou economicamente viável para região de Unaí, Minas Gerais.5 páginaspt-BRViabilidade econômicaInvestimentosControle financeiroCafeicultura::Economia e política agrícolaAnálise de viabilidade econômico-financeira para expansão da cafeicultura em Unaí, Minas GeraisAnalysis of economic and financial viability for expansion of cafe culture in Unaí, Minas GeraisTrabalho de Evento Cientifico