Ferraz, Manuel de Barros2017-07-132017-07-131958-05FERRAZ, M. B. O café e as exigências dos mercados consumidores. A Rural, São Paulo, p. 64-65, Mai. 1958.http://www.sbicafe.ufv.br:80/handle/123456789/8586A situação internacional do café exige que se analisem sem paixão nossos problemas. Nada melhor que o exame dos dados estatísticos para se poder delinear um programa de trabalho que nos conduza a um objetivo seguro. Com esse objetivo, fizemos uma análise do mercado consumidor norte-americano, utilizando somente dados estatísticos concretos. Nossa fonte de informações foi o ‘Annual Coffee Statistics’, que é uma publicação do ‘Bureau’ Pan-americano do Café. Verificamos que, de 1936 a 1956, os cafés Santos 4 foram vendidos no disponível em Nova Iorque com um deságio medido nesse período, de 19,1%, e ao café Rio 7 com deságio de 39,1% em relação aos preços alcançados pelos cafés Medellin. [...] A análise dos dados estatísticos demonstra que nos anos de super-produção, os cafés inferiores são vendidos com maiores deságios, e nos anos de escassez a tendência natural é diminuir os deságios de preços para os cafés inferiores. Como consequência dessa tendência do mercado norte-americano, pode-se prever que o cafeicultor que só produz empiricamente café Santos 4, passando a produzir tecnicamente café Suaves ‘Mild’ mínimo 19,1% de ágio [...]. Infelizmente os manipuladores do preço do café no mercado interno não consideraram essa tendência [...]. Neste artigo queremos realçar apenas que nossa previsão já se está confirmando [...].”2 páginaspt-BRCafeicultura::Economia e política agrícolaO café e as exigências dos mercados consumidoresArtigo