Santinato, R.Alvarenga, M.Yosis, N.2016-02-122016-02-122012SANTINATO, R.; ALVARENGA, M.; YOSIS, N. Efeitos do produto comercial Matury sobre os tipos de café na colheita na região do oeste da Bahia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 38., 2012, Caxambu. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2012. (1 CD-ROM), 2 p.2316-4115http://www.sbicafe.ufv.br:80/handle/123456789/5510Trabalho apresentado no 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas CafeeirasA colheita de café é a operação de maior custo na cultura e será tanto maior quanto maior ocorrer diferentes tipos de café a colher (verde não granado, verde granado ou cana, cereja, passa, seco e café caído no chão). Também a qualidade final é influenciada pelos diferentes tipos de café do verde ao café do chão, sendo naturalmente o cereja o que resulta em melhor qualidade pela conservação de suas características aromáticas. Mesmo com a utilização do estresse induzido ou natural que pode resultar em maiores percentagens de cereja ainda teremos porções de verde e de café no chão que formam parcelas diferenciadas e normalmente inferiores, notadamente o do chão; além da evidente perda do valor comercial destes na faixa de 15 a 25%.2 páginaspt-BRCafeicultura::Colheita, pós-colheita e armazenamentoEfeitos do produto comercial Matury sobre os tipos de café na colheita na região do oeste da BahiaTrabalho de Evento Cientifico