Ottoni, Maurício Theóphilo B.2017-08-092017-08-091958-09OTTONI, M. T. B. Sociologia da café. A Rural, São Paulo, p. 20-21, Set. 1958.http://www.sbicafe.ufv.br:80/handle/123456789/8781O título deste estudo é sintético. Café, produto agrícola. Sociologia, estudo dos fatos de agremiação humana societária e suas leis. Todavia, o Café, entre nós – a palavra Café -, significa na realidade, uma INSTIUIÇÃO. Poder-se-á dizer, mesmo, que o CAFÉ, e tudo quanto em torno dele floresce e frutifica, lavoura, indústria especializada, transporte, comércio bancário, comissário, exportador, constituem a ESSENCIA BÁSICA, O ALICERCE DA VIDA SOCIAL, ECONOMICA E POLÍTICA DE S. PAULO E DO BRASIL, sem esquecer- se a PECUÁRIA E OUTRAS CULTURAS AGRÍCOLAS (às vezes em família agrícola, no plantio intercalado – verdadeira simbiose agrícola com base na da terra). É o orçamento de divisas? É o orçamento da República? Porém, o CAFÉ (que já foi chamado o respeitável “General Café”...) une e completo os ciclos históricos, sociológicos e econômicos do Brasil, e sua defesa e permanência é medida de salvação nacional É devido a essas considerações, que, há muito tempo, venho estudando os fenômenos econômicos, políticos, sociológicos e folclóricos ligados ao Café, dele decorrentes e por ele “estimulados”. Dê-me, o leitor, licença par explicações, necessárias e preliminares. É o velho feitio de jornalista sincero, de modesto estudioso, e professor que, desde meu curso ginasial, tenho sido.2 páginaspt-BRCafeicultura::Extensão e inovaçãoSociologia da caféArtigo