Saes, Maria Sylvia Macchione2022-04-282022-04-282007SAES, M. S. M. A distribuição de quase-renda e a estratégia de diferenciação no café. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 11, n. 2, p. 151-171, abr./jun. 2007.1982-7849https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000200009http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/13484A estratégia de diferenciação por parte dos produtores rurais visa evitar a concorrência preço e o declínio de sua participação no valor total gerado pela cadeia produtiva. A diferenciação leva à criação de quase–renda positiva, mas não garante que, na relação com os compradores, a renda extra seja distribuída favoravelmente para o segmento rural. O trabalho tem como objetivo discutir teoricamente como será distribuída a quase-renda ao longo tempo, considerando a relação entre produtores rurais e indústria processadora, que tem como principal elemento a diferenciação do produto. A fundamentação teórica é a da Economia dos Custos de Transação. Para a análise, foram escolhidos três critérios de diferenciação na cadeia café: i) certificado de orgânico; ii) qualidade excepcional; e iii) territoriedade (origem). Conclui-se que a diferenciação não garante a apropriação da quase-renda pelos produtores rurais. É a percepção do consumidor sobre qual é o atributo essencial na composição do produto final que determinará a distribuição da quase-renda.pdfpt-BROpen AccessDiferenciaçãoQuase-rendaCustos de transaçãoAtivo específicoCafeicultura::Economia e política agrícolaA distribuição de quase-renda e a estratégia de diferenciação no caféArtigo