Campos, Jurema IaraValente, Ana Lúcia Eduardo Farah2022-02-022022-02-022010CAMPOS, J. I.; VALENTE, A. L. E. F. A construção do mercado para o café em Alto Paraíso de Goiás. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 48, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2010.1806-9479https://www.scielo.br/j/resr/a/XpHznJCnYHPNtR9VRzd4mgy/?format=pdf&lang=pthttp://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/13255Este estudo apresenta os principais resultados da análise de como habitantes de Alto Paraíso de Goiás estão buscando alternativas para o desenvolvimento sustentável do município, por meio da implantação, pela Embrapa, de projeto relativo ao resgate do café. A mineração e as atividades agropecuárias foram exercidas na região até os anos 60, quando a atividade principal passou a ser o turismo, a partir da criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e da inauguração de Brasília. Em 2000, o fluxo de turistas decaiu devido a problemas relativos à saúde pública, acarretando estagnação da economia local. Nos últimos anos, produtores familiares despertaram para a existência, ali, de um café que pode ser comercializado em nichos de mercado de grãos especiais: orgânicos e de origem definida, e buscaram, na Embrapa, o desenvolvimento de projeto de pesquisa. O estudo na região revelou que por meio do desvelamento de valores – história, cultura e tradições – é possível estabelecer estratégia mais eficiente de busca de mercado, a partir da experiência revelada no trabalho concreto e na cultura dos produtores. E que o desenvolvimento rural deve ser buscado por meio do desenvolvimento de atividades da nova ruralidade e da aplicação de abordagem territorial de desenvolvimento.pdfpt-BROpen AccessAgricultura familiarAbordagem territorialAgronegócioTurismoCafeicultura::Economia e política agrícolaA construção do mercado para o café em Alto Paraíso de GoiásArtigo