Navegando por Autor "Maciel, Gustavo Nunes"
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Item Construção do mercado de cafés especiais e o papel dos concursos de qualidade: o caso do cup of excellence Brasil(Universidade Federal de Lavras, 2020-02-06) Maciel, Gustavo Nunes; Leme, Paulo Henrique Montagnana VicenteNo contexto do mercado de cafés especiais, diversas ações são realizadas com a finalidade de disseminar a produção de cafés de qualidade, de estreitar a relação entre os produtores e seus compradores e de possibilitar aos cafeicultores a oportunidade de acesso aos novos recursos tecnológicos para a sua produção. Entre estes eventos, os concursos de qualidade vêm se destacando por trazerem diferentes benefícios para o mercado a partir das práticas realizadas por diferentes atores. Entre estes concursos, o programa Cup of Excellence (COE) assume destaque no cenário cafeeiro, por promover um concurso de qualidade realizado por juízes renomados nacional e internacionalmente, e, também, por produzir ao final dos concursos um prestigioso leilão virtual, que oferece aos compradores do mundo todo a oportunidade de adquirir os melhores lotes de cafés especiais dos países que sediam o evento. No caso do Brasil, a história do programa COE completou, em 2019, 20 anos, e proporcionou durante todo este tempo importantes modificações no mercado. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender como o concurso de qualidade de café COE performou o processo de construção do mercado de cafés especiais no Brasil. Para isso, adotou-se a abordagem teórica dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC), que vem ganhando corpo no meio científico e trazendo diversos achados a partir de trabalhos empíricos em variados contextos. Esta perspectiva de análise apresenta-se como uma possível alternativa de buscar a compreensão da dinâmica construtiva do mercado a partir de um prisma de análise histórico. Para a realização desta pesquisa, adotou-se uma perspectiva interpretativista e foram utilizadas técnicas qualitativas de pesquisa para a coleta de dados como observação direta e não-participante, analise documental e entrevistas em profundidade. Nos resultados, inicialmente, realizou-se uma reconstrução histórica a fim identificar momentos que os concursos de qualidade, em especial o COE, transformaram o mercado de cafés especiais no Brasil. A partir do reconhecimento destes importantes acontecimentos, práticas e arranjos de mercado foram identificadas e, na sequência, interpretadas sob o enfoque dos EMC. Posteriormente, foram destacas as contribuições do COE no mercado de cafés especiais no Brasil. Entre elas, destaca-se o legado técnico do COE que performou o mercado a partir de diferentes práticas de mercado, seja na concepção de um formulário de provas, que se tornaria um modelo normativo diversos concursos de qualidade; e pelos protocolos e regras do concurso que trouxeram transparência e integridade, valores buscados na filosofia do concurso e repassados para outros atores deste mercado. Por fim, foram apresentadas as limitações da pesquisa e possíveis temas para estudos futuros.Item Cup of excellence and the evolution of the brazilian specialty coffee market: a historical perspective(Editora UFLA, 2021) Maciel, Gustavo Nunes; Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente; Guimarães, Elisa Reis; Maciel, Fernanda NunesOver its more than 20 years of existence, the Cup of Excellence program has contributed in several ways to the expansion of the Brazilian and global specialty coffee market. Therefore, the aim of this research is to demonstrate, from a historical perspective, the role of the COE in the development of the Brazilian specialty coffee market. To this end, a timeline was drawn up with the main events in the Brazilian specialty coffee market from the late 1980s to the present time. Documentary and bibliographical research was used. In addition, in-depth interviews were conducted. Based on the results, it is evident that the technical legacy left by the COE changed the specialty coffee market not only in Brazil but throughout the world. The results also show that the forms, protocols and rules that regulated the competition’s editions had an impact on the entire market, including production processes and consumption trends.