Navegando por Autor "Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta"
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Item Adição de soro de leite e café na qualidade do doce de leite pastoso(Universidade Federal de Santa Maria, 2012-07) Ferreira, Larissa de Oliveira; Pimenta, Carlos José; Santos, Gabriella; Ramos, Thaís de Melo; Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta; Pinheiro, Ana Carla MarquesEste trabalho foi realizado com o objetivo de verificar o efeito da substituição de leite por soro de leite e o efeito da adição de café na qualidade química e sensorial do doce de leite. Foi utilizado um fatorial completo 2 2 , com dois níveis (±1) com a adição de três pontos centrais (0) e dois níveis de pontos axiais (±1,41). Os resultados obtidos foram analisados pela metodologia estatística de superfície de resposta e os dados do teste de aceitação foram analisados pela metodologia de mapa de preferência. Os resultados indicaram que o aumento da concentração de soro de leite aumentou o teor de umidade e diminuiu o teor de proteína e de gordura. A adição de café alterou somente a umidade dos doces. A análise da superfície de resposta para a composição dos doces mostrou que o teor máximo de substituição de leite por soro para se fabricar doce de leite seria de 37%. Pelo mapa de preferência, observou-se que os doces preferidos pelos consumidores foram os da formulação 1 e 2. O fator determinante na escolha dos doces foi a concentração de café, visto que os consumidores optaram pelas amostras com baixas concentrações de café independente da concentração de soro, possibilitando com isso a utilização do soro de leite e do café na fabricação do doce de leite, obtendo assim um novo produto.Item Sensory evaluation of “dulce de leche” with coffee and whey using different affective data analysis methods(Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011-10) Ferreira, Larissa Oliveira; Pimenta, Carlos José; Pinheiro, Ana Carla Marques; Pereira, Patrícia Aparecida Pimenta; Santos, GabriellaThis study sought to evaluate the acceptance of “dulce de leche” with coffee and whey. The results were analyzed through response surface, ANOVA, test of averages, histograms, and preference map correlating the global impression data with results of physical, physiochemical and sensory analysis. The response surface methodology, by itself, was not enough to find the best formulation. For ANOVA, test of averages, and preference map it was observed that the consumers’ favorite “dulce de leche” were those of formulation 1 (10% whey and 1% coffee) and 2 (30% whey and 1% coffee), followed by formulation 9 (20% whey and 1.25% coffee). The acceptance of samples 1 and 2 was influenced by the higher acceptability in relation to the flavor and for presenting higher pH, L*, and b* values. It was observed that samples 1 and 2 presented higher purchase approval score and higher percentages of responses for the ‘ideal’ category in terms of sweetness and coffee flavor. It was found that consumers preferred the samples with low concentrations of coffee independent of the concentration of whey thus enabling the use of whey and coffee in the manufacture of dulce de leche, obtaining a new product.