Revista de Administração Contemporânea
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Item S.I.G. para a gestão de custos por qualidade: estudo de caso em uma cooperativa de café(Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 1997) Oliveira, Luciel Henrique deOs Sistemas de Informação Gerenciais (SIG) utilizados nas cooperativas de café normalmente controlam apenas as quantidades estocadas por tipo de café, não controlando seus custos. Consideram como custo a média dos preços de compra de café, em determinado período, impossibilitando o conhecimento do verdadeiro custo dos blends vendidos, de acordo com sua qualidade e margem de lucro. Assim, o resultado real das operações só é conhecido quando analisado um longo período, porque sofre influência das flutuações dos vários tipos de café comprados e vendidos. Este trabalho estuda um caso real, e apresenta um SIG que integra a gestão de estoques com o gerenciamento de custos de café por qualidade, através do Custeio Baseado em Atividades. Parte-se de uma visão ampliada da empresa no mercado, considerando-se que a cooperativa pode utilizar lotes de café do cooperado para posterior compra ou devolução de produto da mesma espécie. Integrando-se os controles de estoques da cooperativa e dos cooperados, físico e “virtual” com o mercado consumidor, é possível o controle e o planejamento da comercialização mais eficiente para a redução dos riscos da cooperativa.Item Avaliação do programa de gestão inter-institucional Circuito Sul Mineiro de Cafeicultura na região sul do Estado de Minas Gerais(Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2007) Romaniello, Marcelo Márcio; Amâncio, Robson; Benedicto, Samuel Carvalho DeO governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou o Programa Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, na busca dos seguintes objetivos: melhorar a qualidade do café, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Entretanto, apesar da importância desse programa como subsídio para a solução de problemas referentes à cafeicultura na região sul de Minas Gerais, ele ainda não foi avaliado. Portanto conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando os objetivos declarados e a sua efetividade quanto aos resultados alcançados. Neste trabalho montou-se um referencial teórico que orientou as perspectivas analíticas contidas na seção de resultados e discussões. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos (survey) e qualitativos (roteiro semi-estruturado) demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e avaliar o programa em foco. Observaram-se, ainda, evidências de que os objetivos declarados pelo programa foram parcialmente atingidos, baseando-se nas percepções dos cafeicultores, que são os usuários diretos do Programa.Item A distribuição de quase-renda e a estratégia de diferenciação no café(Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2007) Saes, Maria Sylvia MacchioneA estratégia de diferenciação por parte dos produtores rurais visa evitar a concorrência preço e o declínio de sua participação no valor total gerado pela cadeia produtiva. A diferenciação leva à criação de quase–renda positiva, mas não garante que, na relação com os compradores, a renda extra seja distribuída favoravelmente para o segmento rural. O trabalho tem como objetivo discutir teoricamente como será distribuída a quase-renda ao longo tempo, considerando a relação entre produtores rurais e indústria processadora, que tem como principal elemento a diferenciação do produto. A fundamentação teórica é a da Economia dos Custos de Transação. Para a análise, foram escolhidos três critérios de diferenciação na cadeia café: i) certificado de orgânico; ii) qualidade excepcional; e iii) territoriedade (origem). Conclui-se que a diferenciação não garante a apropriação da quase-renda pelos produtores rurais. É a percepção do consumidor sobre qual é o atributo essencial na composição do produto final que determinará a distribuição da quase-renda.Item A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa(Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011) Araújo, Uajará Pessoa; Antonialli, Luiz Marcelo; Guerrini, Fábio Muller; Oliveira, Renato Ferreira deEsta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias.