Revista de Administração Contemporânea

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    Avaliação do programa de gestão inter-institucional Circuito Sul Mineiro de Cafeicultura na região sul do Estado de Minas Gerais
    (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2007) Romaniello, Marcelo Márcio; Amâncio, Robson; Benedicto, Samuel Carvalho De
    O governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou o Programa Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, na busca dos seguintes objetivos: melhorar a qualidade do café, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Entretanto, apesar da importância desse programa como subsídio para a solução de problemas referentes à cafeicultura na região sul de Minas Gerais, ele ainda não foi avaliado. Portanto conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando os objetivos declarados e a sua efetividade quanto aos resultados alcançados. Neste trabalho montou-se um referencial teórico que orientou as perspectivas analíticas contidas na seção de resultados e discussões. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos (survey) e qualitativos (roteiro semi-estruturado) demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e avaliar o programa em foco. Observaram-se, ainda, evidências de que os objetivos declarados pelo programa foram parcialmente atingidos, baseando-se nas percepções dos cafeicultores, que são os usuários diretos do Programa.
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    A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa
    (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2011) Araújo, Uajará Pessoa; Antonialli, Luiz Marcelo; Guerrini, Fábio Muller; Oliveira, Renato Ferreira de
    Esta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias.
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    A distribuição de quase-renda e a estratégia de diferenciação no café
    (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2007) Saes, Maria Sylvia Macchione
    A estratégia de diferenciação por parte dos produtores rurais visa evitar a concorrência preço e o declínio de sua participação no valor total gerado pela cadeia produtiva. A diferenciação leva à criação de quase–renda positiva, mas não garante que, na relação com os compradores, a renda extra seja distribuída favoravelmente para o segmento rural. O trabalho tem como objetivo discutir teoricamente como será distribuída a quase-renda ao longo tempo, considerando a relação entre produtores rurais e indústria processadora, que tem como principal elemento a diferenciação do produto. A fundamentação teórica é a da Economia dos Custos de Transação. Para a análise, foram escolhidos três critérios de diferenciação na cadeia café: i) certificado de orgânico; ii) qualidade excepcional; e iii) territoriedade (origem). Conclui-se que a diferenciação não garante a apropriação da quase-renda pelos produtores rurais. É a percepção do consumidor sobre qual é o atributo essencial na composição do produto final que determinará a distribuição da quase-renda.