UFV - Teses
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Resultados da Pesquisa
Item Impulsionadores da competitividade em associações gestoras dos registros de indicações geográficas: um estudo sobre café e queijo em Minas Gerais(Universidade Federal de Viçosa, 2023-06-30) Matos, Karina Ferreira da Silva; Braga, Marcelo JoséA legislação brasileira referente aos selos de identificação geográfica (IGs) determina que a solicitação do registro seja feita por uma organização como, por exemplo, uma associação, que será a responsável pela gestão do registro, bem como por outras atividades referentes ao mesmo. Esta organização também assume um papel estratégico na comercialização dos produtos da região. Neste estudo, as associações das IGs constituem o objeto de pesquisa. O objetivo geral da tese foi analisar os impulsionadores de competitividade em quatro associações que realizam as gestões das indicações geográficas em Minas Gerais e que possuem o café e o queijo como produtos registrados. Os objetivos específicos foram: descrever a estrutura organizacional dessas associações; avaliar a influência dos impulsionadores de competitividade das que realizam as gestões de IGs de café; e avaliar a influência dos impulsionadores de competitividade das que realizam as gestões de IGs de queijo. O referencial teórico utilizado foi o da competitividade. Com base em uma ampla revisão de literatura, foram determinados cinco impulsionadores de competitividade em associações gestoras de IGs, sendo eles: diferenciação por qualidade; profissionalização da gestão da associação; comunicação aos consumidores; participação em atividades coletivas; e legislação e protocolos de certificação. No âmbito metodológico, procedeu-se à coleta de dados, realizada por meio de trinta entrevistas semiestruturadas com os representantes das associações gestoras e de instituições que atuam diretamente com as IGs. Foi aplicada a técnica de análise de conteúdo e as categorias de análise utilizadas, definidas a priori, foram os impulsionadores de competitividade. Dentre os resultados alcançados, observou-se que esses impulsionadores estão inter-relacionados. Entretanto, para cada tipo de produto poderá ser necessário priorizar impulsionadores específicos. Nos casos analisados, notou-se que as associações das IGs de café, enquanto um produto matéria-prima, necessitavam trabalhar principalmente a profissionalização da gestão e a comunicação aos consumidores, tendo por objetivo transmitir a qualidade do produto ao longo da cadeia. Já as associações das IGs de queijo, enquanto produto final, precisavam priorizar a profissionalização da gestão e a legislação, a fim de cumprir as exigências legais que incidem sobre o produto e garantir a segurança alimentar do mesmo. Os resultados desta tese contribuem para o entendimento da competitividade de associações no contexto específico das IGs através dos impulsionadores de competitividade. Em âmbito empresarial, esta pesquisa contribui para a contínua divulgação do fenômeno das indicações geográficas e dos impulsionadores enquanto instrumentos de potencialização dos resultados administrativos nas associações das IGs. Palavras-chave: Indicação Geográfica. Competitividade. Impulsionadores. Produção Rural. Associações Rurais.Item Inteligência competitiva na cafeicultura: mineração textual em notícias publicadas na web(Universidade Federal de Viçosa, 2016-07-26) Lima Júnior, Paulo de Oliveira; Castro Júnior, Luiz Gonzaga deA cafeicultura tem um papel significativo para o agronegócio no Brasil, mas é uma atividade de risco elevado pela variação de preço do café que causa impactos em diferentes setores de sua cadeia produtiva. Isto exige dos agentes Inteligência Competitiva para monitorar o ambiente competitivo por meio de um processo contínuo e sistemático de coleta e análise de informações para tomada de decisões em gestão de risco. Notícias com informações que influenciam o mercado de café e afetam a dinâmica da sua cadeia produtiva são publicadas na web diariamente. Entretanto, lidar com o volume e velocidade dessas informações não é uma tarefa trivial, consome recursos humanos, tempo e restringe a análise à capacidade de busca e leitura dos especialistas. E a automatização do processo, apesar do avanço da tecnologia, esbarra em obstáculos no campo sintático como ruídos nos dados e semântico como ambiguidade da linguagem e ausência de contexto. Neste cenário, por meio do processo iterativo do método Design Science Research, foi possível, juntamente com especialistas, adquirir conhecimento sobre requisitos de inteligência para cafeicultura e construir artefatos para coletar e classificar automaticamente, pela perspectiva de IC, notícias da web sobre eventos que impactam o mercado de café. Uma avaliação estatística mostrou correlação entre a ocorrência cronológica destes eventos e a série de preço e volatilidade do café, enquanto uma avaliação qualitativa por especialista apontou a relevância das notícias para análise de requisitos de inteligência na cafeicultura. Estes resultados apontam viabilidade de um indicador de evidências qualitativas vindas da web que, a saber, sua influência e erro, e confrontado com uma análise qualitativa, permita perceber aumento de volatilidade e viés para delinear um cenário de tomada de decisões para gestão de risco. Desta forma, a pesquisa corrobora a possiblidade de promover Inteligência Competitiva para apoiar decisões sobre gerenciamento de risco e competitividade na cafeicultura por meio de Mineração Textual em notícias publicadas na web.