SPCB (08. : 2013 : Salvador, BA) – Resumos Expandidos

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    Desenvolvimento rural sustentável: um estudo de caso aplicado ao médio produtor rural de café, da região de Cabo Verde – MG
    (Embrapa Café, 2013) Silva, Daiane Reis; Livramento, Darlan Einstein do
    O setor de agronegócio representa cerca de um terço do PIB brasileiro e por essa razão é considerado um setor importante para a economia do país. O seu processo de modernização ocorreu entre os anos 1965 e 1980, através da utilização de máquinas, insumos modernos e novas técnicas de produção que possibilitaram um considerável aumento da produção agrícola e colaborou para o crescimento da economia. No entanto, com a modernização do setor agrícola, ocasionou grandes impactos ambientais para o país, como: a erosão, a contaminação do solo, o desmatamento. Com o desenvolvimento do agronegócio e seus efeitos sobre o meio ambiente, tornaram-se objeto de grande discussão e preocupação, emergindo o conceito de desenvolvimento sustentável, no qual implica em obter, simultaneamente, melhores condições de conservação do meio ambiente e de vida para a população. O objetivo geral deste trabalho foi entender como as práticas sustentáveis podem colaborar para o desempenho de uma média propriedade rural produtora de café. O estudo foi realizado em uma fazenda produtora de café, localizada em Cabo Verde – MG.
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    Identificação das principais tendências para a produção mundial de café
    (Embrapa Café, 2013) Abreu, Giselle Figueiredo de; Silva, Eduardo Cesar; Castro Junior, Luiz Gonzaga de; Santos, Pedro Henrique Abreu
    A atividade cafeeira é geradora de renda para o Brasil, contudo a competitividade entre os países tem aumentado e o setor precisa estar atento às mudanças na demanda dos consumidores e nas ações lançadas pelas principais nações produtoras. Neste contexto, a Inteligência Competitiva oferece ferramentas que podem ajudar a cafeicultura brasileira a antecipar e aproveitar as novas oportunidades do mercado e se manter competitiva. Este trabalho teve como objetivo utilizar a Inteligência Competitiva sobre a produção mundial de café, de modo a identificar as ações que têm sido implementadas por outros países produtores e identificar possíveis tendências. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com a análise das principais notícias internacionais sobre a produção de café pelos principais países produtores do mundo. O período de monitoramento foi de dezembro de 2011 a maio de 2013. Os resultados obtidos mostram que existem cinco grandes tendências para a produção mundial de café. É preciso monitorá-las e investir nessas tendências de modo a garantir a competitividade do produto brasileiro no mercado mundial.