Dissertações
URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/3342
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Item Desregulamentação e mudança institucional no mercado de café : um estudo de caso na região das matas de Minas(Universidade Federal de Minas Gerais, 2015-05-20) Singulano, Marisa Alice; Higgins, Sílvio SalejEsta pesquisa aborda as mudanças institucionais decorrentes da desregulamentação do mercado de café a partir da década de 1990, suas consequências em termos de reestruturação do mercado e como os produtores na região das Matas de Minas se adaptaram ao novo contexto. Com a extinção do IBC foi deixada uma lacuna na coordenação do mercado de café. Este espaço foi processualmente ocupado por outros agentes sociais, tanto órgãos da burocracia pública quanto organizações privadas. Com relação à política cafeeira, houve um esvaziamento de muitas ações em um primeiro momento, em seguida houve um processo de descentralização desta política e de maior abertura dos espaços decisórios com o aumento da participação de organizações setorialistas. As mudanças no ambiente institucional definiram incentivos para a formação de organizações de produtores em diversas regiões, inclusive na área estudada. As Matas de Minas têm passado por grandes mudanças desde os anos 1990, que se expressam em duas dimensões fundamentais: uma mudança em sua reputação, passando de uma região reconhecida pela baixa qualidade de seus cafés para uma região cada vez mais reconhecida pela produção de cafés de qualidade; e um processo de adaptação dos produtores às novas condições institucionais e econômicas por meio da diferenciação dos seus cafés pela qualidade. Na análise destes processos, nos baseamos na teoria institucionalista, enfatizando a construção social e política das estruturas de mercado e as relações entre burocracias públicas e organizações da sociedade no contexto da liberalização. Destacamos ainda a ‘construção social da qualidade’ como categoria-chave para a análise das estratégias dos produtores neste contexto e das novas configurações do mercado local. Os resultados de nossa pesquisa indicam que as mudanças no ambiente institucional influenciaram nas condições de produção e de comercialização dos produtores, criando incentivos e constrangimentos para a formação de suas estratégias econômicas, as quais se relacionam a formas de coordenação das transações de café específicas.