SPCB (01. : 2000 : Poços de Caldas, MG) – Resumos Expandidos
URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/519
Navegar
Item Você aceita um cafezinho especial? Análise do perfil dos consumidores com relação a cafés diferenciados(2000) Aguiar, Cibele Maria Garcia; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do CaféEm pesquisas passadas, a qualidade em café como decisão de escolha nem era citada, hoje norteia um grande segmento do mercado. A impregnação da característica exportadora, conduziu o Brasil a um mal posicionamento perante o mercado interno. A produção não era incentivada, a indústria era amordaçada e o consumidor traído. Este trabalho procurou desvendar o perfil sulmineiro relativo a cafés diferenciados como base a dar suporte a novas pesquisas que venham confirmar a tendência de que a diferenciação por qualidade também é o caminho para o crescimento do consumo interno, oferecendo ao produtor maior capacidade de troca, ao industrial maior capital de giro e, ao consumidor, maior capacidade de escolha. Por certo, verifica-se que a diferenciação por qualidade, além de necessária, será de forma lenta porém crescente, incentivadora de práticas mais éticas de industrialização. Nunca se falou tanto em qualidade na cafeicultura como agora. O produtor concientiza-se, o industrial renova-se e o consumidor exige. A análise ressalta que a guerra por preços já não caminha sozinha, sendo a qualidade um fator de decisão importante na escolha do café. Mais do que isto, o consumidor quer o poder de escolha e está disposto a pagar pelo diferencial de qualidade. A indústria de café demorou para perceber que assim como os cafés, os consumidores não são todos iguais.