Embrapa - Documentos

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    Diagnóstico da cafeicultura mineira – 1: regiões tradicionais – Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
    (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), 2010) Simões, Juliana Carvalho; Pelegrini, Djalma Ferreira
    Durante os dois últimos séculos, a cafeicultura desempenhou um papel crucial na economia agrícola brasileira, consolidando o modelo de agricultura de exportação adotado pelo País desde o início do processo de colonização. Se durante o século 19 o cultivo do café possibilitou o início da industrialização em São Paulo, foi em Minas Gerais que essa cultura atingiu o patamar tecnológico mais elevado, que permitiu a este Estado assumir a liderança na produção dentre os demais, na segunda metade do século 20. O café constitui, atualmente, o principal produto de exportação do setor agrícola de Minas Gerais, cuja produção atingiu a marca de 19 milhões de sacas, em uma área de 1.172.862 hectares, na última safra. Neste início de século, porém, este segmento vivencia um novo processo de transformação e reajustamento, enfrentando o desafio de reorganizar os sistemas de produção, classificação e comercialização de café, enquanto expandem-se as áreas de cultivo irrigado pelas chapadas do norte e noroeste do Estado. Tendo em vista a importância econômica e social do café para Minas Gerais, a EPAMIG realizou uma pesquisa nas tradicionais regiões de cultivo, com o propósito de analisar os problemas, prospectar as demandas da cadeia produtiva do café, no quadro socioeconômico produtivo vigente. Esta Série Documentos tem o objetivo de levar ao conhecimento público o resultado desta pesquisa e oferecer suporte aos agentes dos setores público e privado, para o planejamento e operacionalização de estratégias que promovam o desenvolvimento da cafeicultura no Estado.
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    Um modelo singular de gestão singular: a experiência da Embrapa Café junto ao Consórcio Pesquisa Café
    (Embrapa Café, 2010-07) EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
    Este documento tem por objetivo ampliar o debate sobre a eficácia do modelo consorcial. Apresenta por matriz de dados um conjunto informações obtidas a partir de entrevistas semi-dirigidas com atores da entidade, e de informações primárias a partir dos relatórios existentes.
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    Condicionantes mercadológicos no processo de criação da marca “café de Rondônia”
    (Embrapa Rondônia, 2003-12) Rosa Neto, Calixto
    O trabalho analisa os fatores condicionantes desse processo, com base em pesquisa exploratória, utilizando-se os métodos de levantamento de experiências, por meio de entrevistas realizadas com especialistas em café no Estado, e do estudo de caso, por intermédio de pesquisa realizada junto aos atores da produção rural, por este constituir um dos elos mais críticos do agronegócio café em Rondônia e que exerce fundamental importância para que se possa alcançar níveis de competitividade em relação aos demais estados produtores do país.
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    Roteiro dos participantes do curso: custo de produção de café e leite
    (Embrapa Rondônia, 2006-09) Oliveira, Samuel José de Magalhães; Oliveira, Vânia Beatriz Vasconcelos de; Salman, Ana Karina Dias
    A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) estabeleceu dentre as diretrizes para a implantação do Programa de Desenvolvimento Territorial, promover a aquisição de capacidades, o desenvolvimento de capital social e a participação das populações territoriais, de modo a apoiar o processo de construção e implementação de planos territoriais de desenvolvimento. Nesse contexto, o objetivo do curso de Custo de produção de Café e Leite foi capacitar os agentes dinamizadores do desenvolvimento do território Vale do Jamari para atuarem como multiplicadores dos procedimentos de levantamento de custos de produção de café e leite. A contabilidade de custos é ferramenta essencial para a administração do negócio agrícola pois fornece ao produtor rural informação sobre o desempenho financeiro de sua atividade. Permite avaliar o retorno que a mesma está oferecendo e comparar este retorno com atividades alternativas. Espera-se que este treinamento sensibilize os participantes para a importância do cálculo do custo de produção e que os conceitos básicos adquiridos, sejam aplicados na prática, em propriedades do território. A continuidade do trabalho consiste na tipificação de sistemas de produção, levantamento de coeficientes técnicos, preços e custo de produção de café, em municípios da região central (Ariquemes, Alto Paraíso e Cacaulândia) e produção de leite, no sudoeste do Território (Buritis, Campo Novo e Monte Negro).
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    Sistema de gestão do consórcio pesquisa café: governança corporativa
    (Embrapa Café, 2012-11) Afonso Júnior, Paulo Cesar; Folle, Sergio Mauro
    O Consórcio Pesquisa Café vem realizando diversas ações para a consolidação e atualização da gestão de sua programação de PD&I com o objetivo de colocar esse arranjo institucional e a cadeia produtiva do café dentro do moderno conceito de gestão coorporativa e desenvolvimento sustentável. A recente aprovação do Sistema de Governança Corporativa do Consórcio Pesquisa Café, pelo seu Conselho Diretor, representa uma grande oportunidade de modernização desse arranjo institucional, e um incentivo ao fortalecimento de redes de pesquisa. No entanto , a implementação desse sistema de gestão somente será bem sucedido se houver o comprometimento de todas as Instituições Consorciadas. Nesse contexto, a presente publicação disponibiliza as normas que devem ser atendidas nas futuras ações a serem desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café. Maurício Antônio Lopes - Presidente do Conselho Diretor do Consórcio Pesquisa Café.
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    Relatório de atividades – Gestão 2004-2007
    (Embrapa Café, 2007) Embrapa Café
    Este Relatório de Gestão atende ao princípio de transparência que sempre norteou as ações do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café). Ele é elaborado com base no conhecimento gerado e difundido por todas as instituições integrantes do Consórcio. A utilidade deste documento vai além do atendimento de uma exigência de prestação de contas da aplicação de recursos públicos. Sua amplitude faz dele um registro abrangente das ações mais relevantes da gestão 2004/2007, evidenciando o tom pluralista e democrático em torno da integração das principais instituições de Pesquisa, Ensino e Extensão. Sua leitura evidencia as prioridades estabelecidas, mostra os desafios apresentados pelo setor e ressalta os avanços obtidos a partir do esforço conjunto. Redigido com a preocupação de atender aos diferentes públicos a que se destina, o Relatório de Gestão 2004/2007 almeja servir como base de conhecimento e facilitador das ações e direcionamentos da próxima gestão do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café) e como registro de uma época de sinergismo e comunicação no âmbito do CBP&D/Café. O Relatório traz informações sobre a gestão interna, envolvendo as áreas administrativa e orçamentária; a gestão de pessoas; a transferência de tecnologia gerada; a comunicação entre as instituições, pesquisadores e mídia especializada; e a descrição da execução e das conquistas do PNP&D/Café. Gabriel Ferreira Bartholo - Gerente Geral – 2004/2007.
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    Um modelo singular de gestão singular: a experiência da Embrapa Café junto ao Consórcio Pesquisa Café
    (Embrapa Café, 2010-07) Embrapa Café
    A construção do conhecimento acerca das modalidades de gestão no âmbito do agronegócio é um desafio freqüente. A economia globalizada requer dos países produtores muito mais do que ensaios sobre tecnologias inovadoras; um agronegócio atual requer dos gestores a competência híbrida de associar bons resultados com a mediação de interesses. A Embrapa Café participa de um modelo peculiar de gestão do agronegócio café. A partir do estabelecimento de um arranjo consorcial, reúnem-se diversos entes do segmento de pesquisa para fomentar um programa de apoio à pesquisa de amplo espectro e de interesse compartilhado: o Programa Pesquisa Café. Trata-se de um arranjo distinto em relação às demais Unidades de Embrapa, pois estabelece uma instância colegiada autônoma e deliberativa na condução dos processos de geração do conhecimento, mas que ainda dialoga com os sistemas de gestão da Embrapa. Desde 1997 o Consórcio Pesquisa Café atua no seu formato próprio e a Embrapa Café desempenha duplo papel nesse contexto: coordenação do Programa Pesquisa Café e representação da Embrapa na gestão dos interesses e das deliberações construídas pelo colegiado. À medida que este modelo singular é experimentado ao longo dos anos, aperfeiçoam-se, não exclusivamente da inovação e da produtividade, as práticas de gestão do conhecimento e a competência de articulação interinstitucional por parte da Unidade. Nesse contexto é que se propõe o trabalho em tela, que descreve um momento particular da gestão (2008, 2009 e 2010), caracterizada por ações empreendidas que fortaleceram a Unidade em sua dupla missão: gestora de um programa de pesquisa e representante da Embrapa no Consórcio Pesquisa Café. O esforço de trabalho nestes dois domínios (colegiado e gestão), apresentou uma história de desafios e de contínua superação de obstáculos para a revitalização do modelo de gestão 'consórcio', bem assim para o aperfeiçoamento da estrutura da Unidade (lato sensu) e para o fortalecimento do Agronegócio Café. Dentre outros avanços, destaca-se a construção do Plano Diretor da Unidade alinhado ao da Embrapa, que intensificou a integração aos processos corporativos. Ampliaram-se as parcerias e os fluxos e canais de interação ficaram mais robustos. Este documento tem por objetivo ampliar o debate sobre a eficácia do modelo consorcial. Apresenta por matriz de dados um conjunto informações obtidas a partir de entrevistas semi-dirigidas com atores da entidade, e de informações primárias a partir dos relatórios existentes . A proposta metodológica é a do estabelecimento de um diálogo entre o plano de trabalho do então Gerente-Geral e os resultados oriundos das ações de mudanças empreendidas no período. No escopo das ações, observa-se o intento de superar as dificuldades administrativas que caracterizavam o momento e, acima de tudo, fortalecer o papel da Embrapa Café e a o arranjo consorcial em vigor.