UNB - Dissertações
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Resultados da Pesquisa
Item Qualidade de serviços : um estudo multicaso nas cafeterias independentes da cidade de São Paulo(UNB - Universidade de Brasília, 2019-02-27) Sampaio, Edilene; Carvalho, José MárcioDurante anos o café tem movimentado a economia brasileira e gerado renda em diversas escalas da cadeia. Assim, há alguns anos o Brasil tem sustentado o título de maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café do mundo. Neste contexto, a cafeicultura brasileira passou por algumas transformações com intuito de buscar a valorização da qualidade e a diferenciação dos grãos, exigindo conhecimentos sobre a origem e preparo da bebida. Neste período surgiu as cafeterias independentes de alta qualidade, que além de ofertar a bebida, proporcionam benefícios e interação social e cultural. Diante disso, o objetivo desta dissertação é analisar as operações de serviços de qualidade que são predominantes entre as cafeterias independentes de cafés especiais da cidade de São Paulo. A pesquisa proposta caracteriza-se como inovadora, uma vez que, de acordo com a pesquisa exploratória, não existe nenhum outro estudo com a mesma temática. Deste modo, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória e faz uso de recursos de pesquisas quantitativas e qualitativas. Foram realizados também um levantamento de fontes secundárias na literatura a respeito dos aspectos sobre os cafés especiais, sua estrutura e dinamismo de funcionamento, e também caracterizou os termos, conceitos e principais discussões científicas relativas a gestão de operações de serviços e gestão total da qualidade no setor de serviços. Como método de pesquisa, aplicou-se 25 entrevistas semiestruturadas devidamente adaptadas à realidade das cafeterias da cidade de São Paulo, a maior cidade do Brasil, cosmopolita de importância econômica. Após o levantamento dos dados, promoveu-se uma triangulação entre os resultados do roteiro de entrevista e os roteiros de observação presencial e na internet que resultou na identificação e caracterização das operações de serviços que são predominantes entre as cafeterias independentes de cafés especiais da cidade de São Paulo. Os resultados indicam que elas procuram se diferenciar da concorrência a partir da qualidade dos grãos e principalmente pelos serviços ofertados. Além disso, entendem a qualidade como algo a ser constantemente buscado nos processos operacionais diários, seja na extração da bebida, na harmonização, no atendimento ou mesmo na estruturação de um ambiente físico que contribua para que os clientes tenham uma melhor experiência e desenvolvam uma relação de fidelidade com a cafeteria.Item Fatores de sucesso da parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais da região Mantiqueira de Minas(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2018-02-26) Dib, Anderson Jorge; Carvalho, José MárcioCom a crescente competição no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e levando-se em conta as constantes mudanças no padrão de consumo, a formação de parcerias estratégicas entre compradores e fornecedores, tornou-se uma importante alternativa estratégica. Neste contexto complexo, as organizações buscam obter vantagens competitivas a fim de conquistar mercados internacionais. Embora haja na literatura uma ampla gama de estudos para o setor industrial sobre os estágios da formação de parcerias estratégicas, como são desenvolvidas, tipos, características, fatores de sucesso da parceria, motivos para se formar parcerias estratégicas e seus benefícios, a temática ainda é pouco explorada no contexto do agronegócio. Falta, portanto, uma melhor compreensão sobre quais fatores de sucesso estariam presentes na parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais. Neste sentido, esse estudo busca conciliar as preconizações sobre os fatores de sucesso em parcerias estratégicas entre compradores e fornecedores no contexto agrícola. Com base no modelo conceitual desenvolvido por Monczka et al. (1998) este trabalho abordará quais são os fatores de sucesso da parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais da região da Mantiqueira de Minas em quatro dimensões: (i) atributos da parceria; (ii) comportamento de comunicação; (iii) técnicas de resolução de conflitos; e, (iv) processo de seleção de produtos e fornecedores focados na estratégia de cadeia de suprimentos. Para tanto, serão utilizados, respectivamente, métodos de pesquisa quantitativos para produtores agrícolas (questionários) e qualitativos (entrevistas) para os exportadores. Como resultado dessa pesquisa, buscar-se-á evidenciar como as parcerias bem-sucedidas do agronegócio do café especial brasileiro estão relacionadas com cada um dos fatores constantes das quatro dimensões acima elencadas. As implicações do resultado desse estudo podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas gerenciais e discussões no desenvolvimento e manutenção da relação de parceria colaborativa entre compradores e fornecedores do agronegócio.Item Desenvolvimento territorial, história, cultura e tradição: os caminhos do café em Alto Paraíso (GO)(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2008-02-20) Campos, Jurema Iara; Valente, Ana Lúcia Eduardo FarahO presente estudo tem por objetivo analisar a forma como os habitantes de Alto Paraíso de Goiás estão buscando alternativas para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável do município. Para isso, efetua a análise a partir da implantação, pela Embrapa, de um projeto específico, relativo ao resgate da cultura agrícola tradicional do café. O município faz parte da região da Chapada dos Veadeiros e possui trajetória de busca de atividades produtivas que agreguem renda para sua população. A partir da colonização no século XVIII, a mineração e as atividades agrícola e pecuária foram as que mais se desenvolveram na região até que sua vocação produtiva foi transformada, no início dos anos 1960, com a criação do parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a inauguração de Brasília, iniciando-se a exploração do turismo. A partir do ano 2000, o fluxo de turistas decaiu devido a problemas relativos à saúde pública, acarretando na região estagnação da economia local e escassez de recursos financeiros. A partir da conjuntura de diversificação do mercado, produtores familiares do município despertaram para a existência, em suas terras, de um café que pode ser comercializado em nichos de mercado de cafés especiais, tais como de orgânicos e de origem definida. E buscaram, na Embrapa, o desenvolvimento de projeto relativo à implantação de cafeicultura orgânica para a agricultura familiar. Essa pesquisa se apoiou na perspectiva técnico-metodológica da Antropologia, que tem como linhas condutoras a exigência do trabalho de campo e o estudo de caso. Os resultados revelaram que a partir do desvelamento de valores, representados pela história, cultura e as tradições da região, é possível estabelecer uma estratégia mais eficiente de busca de mercado para o café, a partir da experiência revelada no próprio trabalho concreto e na cultura dos produtores. E que o desenvolvimento rural da região deve ser buscado a partir do desenvolvimento de atividades da nova ruralidade e da aplicação de uma abordagem territorial de desenvolvimento, de forma a potencializar as habilidades locais por meio da integração dos municípios que compõem o território.