UNB - Dissertações
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Resultados da Pesquisa
Item A formação do consumo gourmet no Brasil : o caso dos cafés especiais e dos corpos que os acompanham(UNB- Universidade de Brasília, 2015-08-17) Lages, Mauricio Piatti; Farias, Edson Silva deNosso olhar parte da percepção de uma alteração na forma de organização do mercado brasileiro a partir da última década, especialmente no que concerne à disseminação da alta gastronomia e dos bens de luxo para parcelas ascendentes da população. Aos poucos ganha corpo um novo segmento de mercado que ficou conhecido pela oferta de produtos gourmets, na esteira de tendências internacionais de reelaboração da apresentação dos produtos. Como são transformações recentes, que começaram a se consolidar na passagem do século XX para o XXI, nossa proposta é tomar o caso do consumo de café como meio de se pensar as consequências premeditadas e nãopremeditadas desse processo de reorganização do mercado, levando em conta as implicações do mesmo para o consumidor metropolitano. Isso porque a apreciação de cafés de alta qualidade, segmento que toma parte no circuito mais amplo dos produtos gourmets, vem ganhando força nas metrópoles brasileiras, em conjunto com a disseminação massiva de cafeterias especializadas. Do ponto de vista sociológico, levanta-se a pergunta acerca dos modos socialmente estruturados de usar bens de consumo para demarcar relações sociais, já que o consumo de determinadas bebidas, como é o caso do café nas atuais metrópoles brasileiras, pressupõe uma capacitação da percepção, por parte dos consumidores, no sentido de perceber as diferenças internas à composição do produto. Assim, o consumo de café serve para apontar a existência empírica de uma nova forma de competência social, que distingue os indivíduos entre si na medida em que alguns consumidores passam a complexificar o discernimento dos produtos ofertados. Até que ponto essa nova capacitação envolve uma estratégia de distinção por parte de determinados segmentos sociais, caracterizando também novas formas de se conceber o prestígio social, é uma hipótese a ser investigada. Tendo em vista a significativa expansão desse mercado no país, pretendemos dirigir o olhar sobre a repercussão da ampliação do leque de produtos gourmets na formação de novas hierarquias simbólicas entre os consumidores, não só no sentido de uma distribuição desigual das capacidades de apreciação e usufruto dos produtos, mas também no sentido da disseminação de novas formas de conhecimento especializado – isto é, novos símbolos, novos marcadores sociais. Na esteira dessas inovações simbólicas, veremos também como a circulação de determinados sabores traz em evidência os conflitos sociais que se sedimentam nas cafeterias, onde consumidores e especialistas se enfrentam na antinomia das diferenças de percepção adquiridas — e onde o café amargo, forte e encorpado do brasileiro encontra o café de acidez acentuada, torra clara e dotado de notas florais e frutadasItem Análise da coordenação da cadeia agroindustrial orientada pela qualidade o caso Illy café(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2016-12-15) Ximenes, Filipe Tiago Dias; Botelho Filho, Flávio BorgesO Brasil é o maior produtor e exportador de café mundial e hoje posiciona-se como um tomador de preço no mercado . Nos últimos anos, as empresas vem adequado a sua produção aos tipos de cafés especiais em busca de uma remuneração mais significativa nos nichos do mercado para vencer a imposição do mercado de commodity do café. Assim o café especial incorpora no produto seus atributos como forma de diferenciação, segundo a exigência do seu cliente como: Café Cerrado, Daterra e Illycafé . A empresa Illy que é uma empresa compradora que diferencia o seu produto bem como estabelece os requisitos da qualidade.Os produtores para atingir a qualidade estabelecida pela Illy necessitam de um custo adicional e, por conseqüência, obtêm prêmios e um preço acima do mercado. Esta pesquisa tem por objetivo geral descrever a coordenação da cadeia de fornecimento agroindustrial comandada pela empresa Illy e seus fornecedores/produtores que garante a qualidade do café especial . Tem como objetivo específico descrever quais são os atributos que determinam à qualidade de café especial e como elas são incorporadas ao café commodity e identificar os fatores que incentivam o produtor e os que desmotivam a produzir café de qualidade e se tornar fornecedor do Illy café. Consta-se que a Illy diferencia o seu produto por meio da coordenação de qualidade com seus fornecedores através dos preços, prêmio e mais outros benefícios para estimular os produtores e, ao mesmo tempo, foco ao consumidor criando a paixão pela qualidade, inovação, espírito de equipe. Conectada com o mundo via a sua identidade, ela guia os seus valores, pela ética, a paixão pela excelência, pelo amor à beleza e à bondade. Na percepção dos produtores os maiores fatores que afetam positivamente são o preço e custo, entretanto os intermediários e créditos financeiros inversamente afetam negativos na adoção do sistema da produção de café qualidade. Além disso , existem diferenças na suas percepções no sistema da produção comparando com o café comum, pelo qual os principais fatores que influenciam positivamente como percepção de informações, uso de insumos e acesso ou disponibilidade de insumos. Por outro lado os principais fatores que influenciam negativamente são créditos financeiros, assistência técnica e capacitação ou treinamento. Para os fornecedores da Illy, os fatores que os motivam são: o alto preço a venda direta e o prêmio. Já para produtores de café comum, os fatores que os desmotivam ou que os influenciam a não conseguir ser fornecedor a Illy são: o alto custo na produção, a falta de recurso financeiro e a falta de incentivos. Entretanto os especialistas apontam que praticas culturais, colheita, processamento e armazenamento são os fatores que contribuem para qualidade de café .Item Café e valores de consumo dos brasileiros(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2017-02-20) Camelo, Caeverton de Oliveira; Junqueira, Ana Maria ResendeNo cenário competitivo contemporâneo, o consumidor surge como um elo primordial para o agronegócio, logo o comportamento do consumidor vem sendo cada vez mais investigado. O valor percebido pelo consumidor tem um papel essencial no comportamento dos indivíduos em relação às suas decisões de compras. Portanto, o objetivo desse estudo foi analisar o valor percebido do consumidor no consumo de café. Por meio de uma coleta de dados com as respostas de 417 consumidores brasileiros de café, em um primeiro momento levantou-se o perfil da amostra, para depois realizar a Análise Fatorial Exploratória que serviu de subsidio para a Análise Fatorial Confirmatória que foi realizada para examinar a confiabilidade e validade do modelo de medição construído através da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostraram que as dimensões do valor funcional qualidade, valor funcional preço, valor social e valor individual apresentaram itens de grande significância, sendo assim, os resultados sugerem que todos os itens estudados obtiveram correlação com suas dimensões, o que faz com que o modelo proposto seja validado para consumo de café. Além disso, foi analisada a correlação entre as dimensões.Item Fatores de sucesso da parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais da região Mantiqueira de Minas(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2018-02-26) Dib, Anderson Jorge; Carvalho, José MárcioCom a crescente competição no mundo dos negócios, cada vez mais globalizado e levando-se em conta as constantes mudanças no padrão de consumo, a formação de parcerias estratégicas entre compradores e fornecedores, tornou-se uma importante alternativa estratégica. Neste contexto complexo, as organizações buscam obter vantagens competitivas a fim de conquistar mercados internacionais. Embora haja na literatura uma ampla gama de estudos para o setor industrial sobre os estágios da formação de parcerias estratégicas, como são desenvolvidas, tipos, características, fatores de sucesso da parceria, motivos para se formar parcerias estratégicas e seus benefícios, a temática ainda é pouco explorada no contexto do agronegócio. Falta, portanto, uma melhor compreensão sobre quais fatores de sucesso estariam presentes na parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais. Neste sentido, esse estudo busca conciliar as preconizações sobre os fatores de sucesso em parcerias estratégicas entre compradores e fornecedores no contexto agrícola. Com base no modelo conceitual desenvolvido por Monczka et al. (1998) este trabalho abordará quais são os fatores de sucesso da parceria entre exportadores e produtores agrícolas de cafés especiais da região da Mantiqueira de Minas em quatro dimensões: (i) atributos da parceria; (ii) comportamento de comunicação; (iii) técnicas de resolução de conflitos; e, (iv) processo de seleção de produtos e fornecedores focados na estratégia de cadeia de suprimentos. Para tanto, serão utilizados, respectivamente, métodos de pesquisa quantitativos para produtores agrícolas (questionários) e qualitativos (entrevistas) para os exportadores. Como resultado dessa pesquisa, buscar-se-á evidenciar como as parcerias bem-sucedidas do agronegócio do café especial brasileiro estão relacionadas com cada um dos fatores constantes das quatro dimensões acima elencadas. As implicações do resultado desse estudo podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas gerenciais e discussões no desenvolvimento e manutenção da relação de parceria colaborativa entre compradores e fornecedores do agronegócio.Item Valores associados a marcas de café: Um estudo sobre a congruência valor-símbolo(Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília, 2010) Santos, Rafael Alvarenga dos; Torres, Claudio VazA presente pesquisa investiga se valores humanos predizem consumo de um produto do cotidiano e de baixo envolvimento, neste caso café. Para isto, selecionou-se seis diferentes marcas de café, cinco entre as cem maiores indústrias de café do Brasil, e uma sexta marca controle, criada para a pesquisa. A pesquisa se dividiu em dois Estudos, ambos realizados pela aplicação de questionários pela internet. No primeiro Estudo os participantes descreveram as marcas em termos de valores testando a viabilidade de aplicar-se uma versão adaptada do Inventário de Valores de Schwartz (IVS), aqui chamado de método Z. O método Z constitui da seleção aleatória de itens do IVS aplicado a amostra que permita substituam-se os itens não respondidos por uma medida de tendência central. No segundo Estudo os participantes declaravam seus valores, respondendo a todo o IVS e se comprariam café e realizavam uma simulação de compra virtual tendo como opções as seis marcas de café estudadas. Os resultados dos dois estudos foram comparados, buscando correlações entre os valores utilizados para descrever as marcas e os valores dos comprados virtuais. Os resultados indicaram não existir correlação entre os valores dos participantes e as marcas selecionadas.