UNB - Dissertações
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Resultados da Pesquisa
Item Estudo comparativo da ação antioxidante dos ácidos cafeico e clorogênico em sistemas modelo in vitro(UNB - Universidade de Brasília, 2012-02-29) Mendonça, Marcos Bürger de; Lima, Marcelo HermesA principal fonte de ácidos clorogênicos na dieta ocidental é o café. No entanto, algumas outras bebidas de consumo regional, como o chimarrão constituem as principais fontes dietéticas desses compostos na dieta. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade antioxidante dos ácidos cafeico (CAF) e clorogênico (CLA - ácido 5-O-cafeoilquínico) em sistemas modelo in vitro, sendo este dividido em três capítulos. No primeiro, investigamos o mecanismo antioxidante do CAF contra formação de oxirradicais (utilizando 2-desoxirribose como detector) em sistemas contendo FeIII-EDTA (ou FeIII-citrato) e ascorbato. No segundo capítulo foi examinado o mecanismo antioxidante do CAF e CLA contra formação de oxirradicais em sistemas contendo íons Cu2+ e ascorbato. No terceiro capitulo de resultados, foi avaliado – por meio de ressonância paramagnética eletrônica - o potencial antiperoxidante do CAF e CLA em sistema lipofílico na presença de um azo composto hidrossolúvel 2’-2’-azobis 2-amidino propano hidrocloreto (AAPH). No primeiro capitulo, verificou-se que o CAF apresentou uma reduzida capacidade antioxidante em todos os métodos e condições testadas. Os resultados – analisados de uma forma global - também sugeriram que a atividade antioxidante do CAF se deve a sua habilidade de remover íons Fe2+ do EDTA ou citrato, formando um complexo com o CAF que inibe a sequencia de reações que leva a formação de oxirradicais. No segundo capítulo, os resultados mostraram que em sistemas aquosos, no qual se tem a 2-desoxirribose e o ácido tereftálico como alvo radicalar, tanto o CAF como o CLA apresentam comportamento hibrido de ação antioxidante, atuando tanto como complexantes de Cu2+ como sequestradores de radicais hidroxil. Analisamos também a ação do CAF e CLA por meio experimentos de ressonância paramagnética eletrônica para verificar a formação de radical ascorbila mediados por FeIII-EDTA e Cu2+. Os resultados obtidos demonstraram que tanto o CAF e CLA não inteferem na formação de radicais ascorbila. No terceiro capitulo os ensaios de peroxidação lipídica em membranas de eritrócitos demonstraram que tanto o CAF como o CLA apresentaram atividade antioxidante equiparando-se a antioxidantes apolares como o butil-hidroxi-anisol (BHA) e o butil-hidroxi-tolueno (BHT). Os resultados expostos neste trabalho demonstram que o CAF e CLA possuem pequena capacidade antioxidante em sistemas aquosos. Além disso, dependendo do metal utilizado para catalisar a formação de oxirradicais, os compostos apresentaram diferentes mecanismos antioxidantes – seja quelante e/ou seqüestrador de hidroxil. Em sistemas lipofílicos, o CFA e CLA se equiparam a potentes antioxidantes lipofílicos (BHT e BHA). Os resultados desse trabalho ajudaram a entender mais os mecanismos antioxidantes do CAF e CLA em sistemas modelo. Tais resultados não podem ser ainda aplicados para condições in vivo e não servem de recomendação (ou não) para o uso do café como fonte de antioxidantes funcionais para o ser humano.Item Criação do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura na escola Agrotécnica Federal de Machado - MG: do proposto ao vivido(Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, 2010-06) Silvestre, Ivânia Maria; Sousa, José Vieira deEste estudo objetiva desvelar como ocorreu a criação do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, primeiro curso superior na Escola Agrotécnica Federal de Machado, hoje Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, no período de 2005 a 2008, a partir da percepção dos atores envolvidos nos processos de instalação e implementação. O estudo parte de uma reflexão sobre o mundo do trabalho e suas formas de organização no regime capitalista, que ao longo do tempo se efetivam e se transformam, trata-se ainda da interferência dessas concepções no campo educacional. Em seguida, ressalta a trajetória da atividade agrícola no Brasil; o surgimento e evolução do ensino agrícola, a política para educação profissional a partir dos anos 1990 e os cursos superiores, com ênfase na implantação dos cursos superiores de tecnologia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, constituindo-se em um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram a análise documental, a entrevista semi-estruturada e o grupo focal. O estudo contou com dezenove interlocutores, sendo cinco gestores, nove professores e cinco alunos. Os principais resultados apontam que para a criação do CSTC na EAFM levaram-se em consideração os instrumentos legais, as orientações e aspectos favoráveis da instituição. No entanto, os interlocutores demonstram um entendimento empírico/restrito sobre o que envolve a criação do curso superior de tecnologia, atendo-se, principalmente a cumprir as questões burocráticas dos processos, as quais se efetivaram sem uma avaliação interna mais sistemática sobre os mesmos. Assim evidenciou-se a necessidade de capacitação para implantar e atuar no curso superior de tecnologia, de consulta mais ampla ao mercado de trabalho para elucidar demanda, como também na participação efetiva da comunidade local e regional durante todo o processo. Ressalta-se que esses problemas também já haviam sido detectados quando a proposta original de implantação dos CST nos anos setenta.Item Instituições que influenciaram na produção de café de qualidade na Colômbia: uma análise histórico-comparada(Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - Universidade de Brasília, 2018-01-30) Ortega, Lizeth Cristina Chatez; Brisola, Marlon ViníciusO estudo realiza uma análise histórico-comparada da evolução institucional das dimensões tecnológica, comercial e organizacional do Sistema Agroindustrial (SAG) do café na Colômbia. Para este fim, foram definidas Variáveis Explicativas e Variável Resposta, sendo está definida como a produção de café de qualidade na Colômbia no período de anos entre 1990 e 2016. O período de tempo se refere àquele em que as condições do comércio internacional do café foram configuradas para uma nova estrutura de demanda e oferta, que gerou mudanças nas tradicionais práticas produtivas e comerciais. A evolução institucional é posta na forma de ‘casos’, em períodos de três anos. O procedimento metodológico, pouco explorado em estudos acadêmicos na América Latina, utilizou de uma Matriz Booleana e da técnica QCA (Qualitative Comparative Analisys). Os achados revelaram que as instituições correspondentes ao componente tecnológico tiveram sua maior importância nessa evolução e na competitividade do produto e que a construção institucional concebida a partir da coordenação do SAG, por meio da implantação de uma estratégia de diferenciação baseada na qualidade, gerou impacto de forma positiva na eficiência e competitividade deste SAG.