Revista Ciência Agronômica

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    A mixed model applied to joint analysis in experiments with coffee blends using the least squares method
    (Universidade Federal do Ceará, 2019) Paulino, Allana Lívia Beserra; Cirillo, Marcelo Angelo; Ribeiro, Diego Egídio; Borém, Flávio Meira; Matias, Gabriel Carvalho
    The aim of the present study was to propose a mixed model for a sensory analysis of four experiments with blends of different standards of quality, including the species Coffea Arabica L. and Coffea Canephora. Each experiment differed in the proportions used to formulate the blends and the concentrations used in preparing the beverages, these being 7% and 10% coffee powder for each 100 ml of water. The response variables under analysis were the sensory characteristics of the beverage found in an assessment made by a group of trained tasters, considering taste, bitterness and a final score. Each description followed a numerical rating scale of intensity that ranged from 0 to 10. The model was implemented using the least squares method; this led to the conclusion that including random parameters in the model, represented by the experiments, made it possible to compare the effect of each component simultaneously for each of the experiments.
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    Qualidade de cafés especiais: uma avaliação sensorial feita com consumidores utilizando a técnica MFACT
    (Universidade Federal do Ceará, 2017-01) Ossani, Paulo César; Cirillo, Marcelo Ângelo; Borém, Flávio Meira; Ribeiro, Diego Egídio; Cortez, Ricardo Miguel
    A qualidade sensorial de cafés especiais, cujas características se relacionam com o meio geográfico é apreciada pelo setor produtivo e o mercado, no qual, uma relação comercial é pautada na livre escolha, por parte do consumidor e na agregação de valores e diferenciação de preços em função da qualidade do produto. Neste cenário, focar as tendências dos consumidores é primordial para que um café seja diferenciado em relação aos demais; para isso, novas metodologias de análise devem ser exploradas para que os resultados sejam dignos de contemplaram inúmeros fatores inerentes às particularidades de cada consumidor e/ou produto. Com esse propósito, o objetivo desse artigo é propor o uso da técnica de múltiplos fatores aplicada a tabelas de contingência (MFACT), em dados categorizados obtidos em um experimento sensorial realizado com diferentes grupos de consumidores com a finalidade de identificar similaridades entre quatro cafés especiais. Concluiu-se que o uso dessa técnica é viável, por permitir discriminar os cafés especiais produzidos em diferentes ambientes (altitudes) e processamentos, considerando a heterogeneidade entre os consumidores envolvidos na análise sensorial.