UFPR - Dissertações

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    A influência das estratégias competitivas e colaborativas da cadeia produtiva do café no conteúdo estratégico das empresas e produtores do norte pioneiro do Paraná
    (Universidade Federal do Paraná, 2009) Bronzeri, Marcia de Souza; Bulgacov, Sergio
    Acompanhando as mudanças no mundo, as organizações que, tradicionalmente, adotavam estratégias isoladamente, para conquistar vantagem competitiva, passaram a unir esforços com outras empresas, fornecedores, clientes ou concorrentes, para melhorar seu resultado. Considerando esse novo contexto e a importância do segmento agroindustrial do café, este estudo teve como objetivo identificar de que forma as estratégias competitivas e colaborativas da cadeia produtiva do café afetam o conteúdo estratégico das empresas e dos produtores do Norte Pioneiro do Paraná. Foi conduzida pesquisa qualitativa, com estudo de caso, tendo como nível de análise a cadeia produtiva e os seus segmentos e a unidade de análise os gerentes ou proprietários. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação direta junto às unidades de análise, nos diferentes elos da cadeia produtiva, com amostra definida pela técnica de saturação. Também foram coletados dados secundários. A amostra consistiu em quinze produtores, três torrefadoras e uma indústria de café solúvel. A coleta de dados foi orientada por roteiros semi-estruturados. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Os dados foram organizados e analisados consoantes às categorias analíticas, visando alcançar os objetivos propostos. Foram utilizados também dados estatísticos, secundários, que se mostraram necessários. Os resultados apontam para a falta de integração da cadeia produtiva e inexistência de colaboração entre e intra elos, deixando de usufruir seus benefícios. No segmento produtor há predomínio de produção de café commodity, apesar do potencial para produção de café com qualidade superior de bebida, que tem como base a espécie arábica, produzida no Paraná. Prevalecem ações para redução de custos e aumento de produtividade, mas com qualidade, para conseguir maiores valores na comercialização. As estratégias são competitivas, liderança no custo total e diferenciação. Há casos de diversificação, a maioria com integração vertical para frente – produtor passou a processar café torrado e moído -, esta com impacto diferente de acordo com o volume de produção de grãos e o percentual deste destinado ao processamento industrial, havendo caso de diferenciação na produção industrial, com o processamento de café gourmet. Iniciaram ações colaborativas no segmento produtor, que possibilitarão melhorar o desempenho dos cafeicultores, a diferenciação pela produção de cafés especiais, entre outros benefícios. No segmento processador de café torrado e moído não há indícios de colaboração, mas acirrada concorrência, prevalecendo ações para penetração de mercado e redução de custos, uma empresa desenvolve novos produtos produzindo café com marcas de clientes e de outras torrefadoras, e busca a diversificação pela produção de café gourmet. Os dados indicam que a cadeia produtiva se restringe ao segmento produtor e ao processador de café torrado e moído, e que a indústria de café solúvel, apesar de sediada na região, não faz parte dessa cadeia produtiva, e que utiliza maior volume de café de espécie produzida fora do estado. A visão da cadeia produtiva é dificultada a partir da venda dos produtores para exportadores, pois esses não têm ciência do destino de seu café a partir dessa transação, apesar de acreditarem que parte é exportada.