Organizações Rurais & Agroindustriais
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Item Análise comparativa da viabilidade econômica dos sistemas de produção convencional e integrado de café(Universidade Federal de Lavras, 2008-07) Pereira, Vanessa da Fonseca; Mendonça, Talles Girardi; Reis, Brício dos SantosEm meio ao crescimento das exigências dos consumidores com relação aos aspectos sociais e ambientais do processo produtivo, bem como à qualidade do produto, surgiu a necessidade de redefinições da estrutura produtiva da agricultura de forma a torná-la sustentável. Nesse contexto, surge o sistema de Produção Integrada de Café (PIC) que visa atender a esse novo padrão de exigências. O sistema, ainda muito recente, necessita de maiores estudos para a identificação de seus pontos fortes e fracos. Com vistas a suprir essa necessidade, desenvolveu-se este trabalho, em que objetivou- se, principalmente, realizar uma análise comparativa da viabilidade econômica e do risco associado aos sistemas de produção convencional e integrado de café na propriedade Sítio São João, município de Coimbra-MG. O método utilizado para a análise foi o cálculo de indicadores de viabilidade e de dispersão dos retornos (Taxa interna de retorno, Valor presente líquido, Período de payback e Coeficiente de Variação). A análise do risco foi operacionalizada por meio da simulação de Monte Carlo. Diante dos valores encontrados para os indicadores calculados, concluiu-se que o sistema integrado de produção é mais viável para a propriedade em questão e também menos sujeito a riscos.Item Análise da volatilidade dos preços no mercado spot de café do Brasil(Universidade Federal de Lavras, 2006-04) Lamounier, Wagner MouraPretendeu-se, neste trabalho, detectar e analisar a existência de volatilidade condicional na série temporal dos preços do mercado spot do café brasileiro na Bolsa de Nova Iorque (NYBOT), no período compreendido entre janeiro de 1946 e dezembro de 2000. Os resultados dos modelos da família GARCH, estimados para os preços do café, indicaram que a variância condicional dos resíduos dos modelos para os preços do café possui raiz unitária e a mesma não apresentará um comportamento de reversão a sua média histórica com o passar do tempo, após um choque. Isso porque os coeficientes de persistência da volatilidade foram todos os valores maiores ou próximos de um.Item Análise das intervenções nas exportações brasileiras de café solúvel para união europeia no período de 1995 a 2014(Universidade Federal de Lavras, 2019) Siqueira, Larissa Carla; Chain, Caio Peixoto; Campos, Renato SilvérioO presente trabalho teve por objetivo analisar o efeito de choques internacionais no mercado de café solúvel sobre a quantidade exportada de café solúvel do Brasil para a União Europeia, do primeiro trimestre de 1995 ao último trimestre de 2014. Como referencial analítico, utilizou-se o modelo de análise de intervenção para modelos ARIMA multivariados. Os resultados indicam que o PIB da União Europeia é significativo para as exportações brasileiras, além disso identificou-se que a Crise de 2008 e a intervenção na OMC DS 154 de 1998 afetaram negativamente o comportamento das exportações conforme esperado. Porém, a intervenção junto a OMC, DS209 de 2000 e a taxa de câmbio para o setor cafeeiro conilon não se comportaram conforme esperado. De maneira geral os resultados demonstraram efetivos para uma boa análise do comportamento das exportações brasileiras de café solúvel para União Europeia no período proposto.Item Análise do comportamento dos consumidores de café no município de Lavras, MG(Universidade Federal de Lavras, 2002-04) Silveira, Ana Carla Prado da; Sousa, Magno de; Pereira, Rosemary Gualberto F. A.A redução do consumo de café tem exigido das organizações cafeeiras o desenvolvimento de técnicas de marketing, de forma a criar valor ao seu produto, ou seja, torná-lo mais valorizado e alcançar a satisfação do consumidor. Este trabalho teve por objetivo identificar questões sobre os desejos, percepções, preferências e hábitos dos consumidores de café em Lavras, MG. Utilizou-se a pesquisa do tipo conclusiva descritiva, em que foram coletados dados primários, por meio de entrevista pessoal e individual, com o uso de questionários estruturados. Verificou-se que os consumidores não são fiéis a marcas de café e que os itens determinantes de suas escolhas na hora da compra são: sabor, preço e rendimento. O local de produção, datas de fabricação e validade, tipo de bebida, classificação do produto, dados sobre selo de garantia, rendimento e marca são informações que devem estar presentes nas embalagens.Item Attributes considered by coffee consumers during their buying decision process: a study using factorial analysis(Universidade Federal de Lavras, 2017-04) Sá, Fabiano Bento de; Paiva, Ricardo Viana Carvalho de; Souki, Gustavo Quiroga; Moura, Luiz Rodrigo CunhaThe aim of this study was to identify, categorize and evaluate the attributes considered by the consumers during their coffee buying decision. A descriptive and quantitative survey with 459 coffee consumers was conducted in Belo Horizonte, MG, Brazil. The results indicate that the attributes considered by the consumers can be grouped into five factors based on importance: (i) Product features - Organoleptic Characteristics, (ii) Brand and Tradition, (iii) Food safety, (iv) Availability and Product Offering, (v) Packaging. The theoretical contributions of this work are the identification of attributes considered by the consumers for buying coffee, the significance verification of these attributes, as well as the separation into factors, which allows a better understanding of the decision-making process of coffee consumers. The contributions of this research for management practices are related to the technical characteristics of the product, food safety, brand, label and packaging management, which are seen as very important factors. Moreover, distribution and trade marketing along the distribution channels are also aspects to be considered. These aspects must be worked out through integrated marketing communication. Finally, the research presents its limitations and several suggestions for future studies.Item Avaliação da cafeicultura pela abordagem do custo variável em propriedades nas principais regiões produtoras do Brasil(Universidade Federal de Lavras, 2012-07) Andrade, Fabrício Teixeira de; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de; Costa, Cássio Henrique GarciaEstimaram-se, neste estudo, os custos operacionais de produção e a margem de contribuição real e potencial proveniente da cafeicultura em cidades nos estados de Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e São Paulo, principais regiões produtoras do Brasil. Além disso, buscou-se inferir o ponto equilíbrio da atividade, produção na qual os custos operacionais totais se igualam à receita total. Os dados foram levantados em: Três Pontas, Santa Rita do Sapucaí, Patrocínio e Manhumirim no estado de Minas Gerais; Jaguaré e Iúna, no Espírito Santo; Altinópolis, em São Paulo e Ribeirão do Pinhal, no estado do Paraná. Em relação à margem de contribuição, os resultados indicam que as produtividades potenciais a aumentam consideravelmente. O aumento do ponto de equilíbrio (sacas por hectare), em decorrência da elevação dos custos operacionais, para a consecução da produtividade potencial é compensado pelo aumento significativo no número de sacas produzidas, o que reduz de forma consistente os custos operacionais unitários. Pode-se concluir que a cafeicultura apresenta ganhos com o aumento da produtividade.Item Avaliação do programa “Circuito Sul-mineiro de Cafeicultura” nas regiões sul e sudoeste do estado de Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2004-01) Romaniello, Marcelo Márcio; Gomes, Marcos Affonso Ortiz; Oliveira, Luís Carlos Ferreira de Souza; Guimarães, Paulo Tácito Gontijo; Bartholo, Gabriel FerreiraVisando à manutenção de destaque da cafeicultura sul-mineira no cenário nacional, o estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou um programa de desenvolvimento regional para atender aos principais problemas referentes à cafeicultura regional. Com essa finalidade, foi implantado o “Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura”, na busca dos seguintes objetivos: melhorar a qualidade do café, manter e criar novos empregos, aumentar a produtividade, reduzir os custos de produção e, por conseqüência, melhorar a renda dos cafeicultores. Entretanto, apesar da importância desse programa como subsídio para a solução de problemas referentes à cafeicultura da região sul e sudoeste do estado de Minas Gerais, ele ainda não foi avaliado. Portanto, conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o Circuito Sul- Mineiro de Cafeicultura, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando-se os objetivos declarados pelo programa e a sua efetividade quanto aos resultados alcançados. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos e qualitativos demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e avaliar o programa sob foco. Também verificaram-se evidências de que os objetivos declarados pelo programa foram parcialmente atingidos, baseando-se nas percepções dos cafeicultores que são os usuários diretos do programa.Item Características da certificação na cafeicultura brasileira(Universidade Federal de Lavras, 2011-07) Moreira, Cassio Franco; Fernandes, Elisabete A. de Nadai; Vian, Carlos Eduardo de FreitasO mercado cada vez mais demanda produtos agrícolas certificados. Os países de primeiro mundo, principalmente, exigem em seus produtos informações sobre o processo produtivo e origem, visando tanto à sustentabilidade socioambiental quanto à qualidade intrínseca do produto. O consumidor quer saber como seu alimento foi produzido. Produtos certificados, de acordo com diferentes padrões, estão cada vez mais presentes nas prateleiras de supermercados do mundo todo. Na cafeicultura, isso se repete, talvez sendo o setor agrícola nacional mais evoluído quanto à certificação, muito à frente de outros produtos agrícolas. Diferentes padrões de certificação estão presentes na cafeicultura brasileira hoje, os principais sendo Orgânico, Fair Trade (FT), Utz Certified (UC) e Rain Forest Alliance (RA). Entretanto, cada um desses padrões cobre diferentes aspectos e seus respectivos produtos chegam ao mercado carregados com características distintas. Importante é a caracterização de cada certificação, bem como a sua exposição aos produtores e consumidores para que tomem sua decisão de forma clara e consciente. A certificação de café no Brasil tem contribuído muito para consideráveis melhorias socioambientais no setor produtivo, bem como para a organização interna das propriedades. A certificação na cafeicultura nacional continuará em crescimento e seus benefícios, aos poucos, estão chegando à sociedade.Item Competitividade do agronegócio do café na região sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2001-01) Silva, Sálvio de Macedo; Santos, Antônio Carlos dos; Lima, Juvêncio Braga deEste trabalho teve como objetivo a análise de fatores que determinam a competitividade do agribusiness do café na região sul do estado de Minas Gerais. Utilizou-se o modelo denominado "Diamond" descrito por Michael E. Porter (1993), que preconiza um conjunto de quatro determinantes que concorrem para o desenvolvimento da competitividade internacional de determinada indústria. Os resultados permitem afirmar que na região sul de Minas Gerais estes determinantes contribuem positivamente para o desenvolvimento da competitividade das organizações do agribusiness do café.Item Competitividade no comércio do café: um estudo comparativo entre Brasil, Colômbia e Peru(Universidade Federal de Lavras, 2016-01) Arevalo, Jorge Luiz Sanches; Arruda, Dyego de Oliveira; Carvalho, Josué Pires deO presente estudo analisou as exportações totais de café do Brasil, Colômbia e Peru. A escolha desses três países para a análise devese ao fato de serem os mais expressivos,expressivos em América do Sul, no que tange ao comércio internacional de café. O período de análise vai desde o ano de 1994 ao ano de 2013. Os objetivos do estudo foram verificar os ganhos e/ou perdas de competitividade no comércio mundial, bem como identificar as principais fontes de crescimento e/ou queda das exportações nesses países. Empregouse o modelo de Constant Market Share (CMS) de segundo nível e o índice de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR). Nos resultados, notou-se que o Brasil e Peru conseguiram ampliar sua participação no mercado mundial de café; entretanto, a Colômbia perdeu participação. Observa-se também que o Brasil e Peru apresentam ganhos de competitividade no mercado internacional de café, o que não ocorreu no caso da Colômbia.Item Concentração espacial na indústria do café em Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2016-04) Chain, Caio Peixoto; Castro Júnior, Luiz Gonzaga de; Borges, Richardson Coimbra; Carvalho, Francisval de MeloA Política Industrial do Brasil (2011/2014) colocou como meta o mapeamento de regiões para projetos de Arranjos Produtivos Locais (APLs) no setor de torrefação do café, visto que este tipo de organização tem se apresentado como estratégia para superar entraves produtivos e estimular o desenvolvimento regional. Conduziu-se este trabalho com o objetivo de analisar a concentração da indústria do café nos municípios de Minas Gerais para delimitar as localidades com potencial para estruturação de APLs. Essa concentração foi analisada por meio das relações espaciais entre municípios. Assim, foi calculada a autocorrelação espacial entre municípios pelo Índice de Moran Global e Local. Os resultados permitiram apontar para duas localidades com maior potencial para formação de APLs na indústria do café, pois atenderam aos critérios em relação ao índice, participação nos empregos e número de estabelecimentos durante todo o período de análise. As localidades foram Capelinha e Ervália, sendo que os municípios vizinhos que apresentam atividade de torrefação do café também devem participar do modelo de organização industrial em questão.Item Construção do mercado de café fairtrade no Brasil: avanços e desafios(Universidade Federal de Lavras, 2020) Alvarenga, Rafael Pazeto; Arraes, Nilson Antonio ModestoO presente artigo objetiva caracterizar as ações voltadas ao mercado brasileiro de café certificado Fairtrade. Atinge tal objetivo através da descrição das estratégias voltadas ao mercado interno dos stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. Isso é feito em um cenário onde existem: i) insuficientes pesquisas que abordam sobre mercado brasileiro de café Fairtrade; ii) elevação do consumo de cafés especiais no Brasil; iii) saturação do mercado externo de café certificado Fairtrade. Para tal, o artigo foi concebido mediante aplicação de entrevistas e questionários junto aos principais stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. A falta de estratégias coletivas para divulgação do café Fairtrade no Brasil é o principal entrave para o consumo do produto no mercado interno.Item A contribuição da rede fairtrade para a performatividade crítica em cooperativas de cafeicultores(Universidade Federal de Lavras, 2020) Cezar, Layon Carlos; Rosa, Alexandre ReisO objetivo desse artigo é analisar a influência do processo de formação e articulação da rede Fairtrade na performatividade crítica das cooperativas de produtores de café. O estudo se apoia em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e interpretativo fundamentando-se na triangulação de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e documentos para construção do estudo de caso realizado em uma cooperativa capixaba de produtores de café Conilon. Os principais resultados apontam que a inserção da cooperativa na rede promovida pelo Fairtrade possibilitou uma expansão de sua forma de atuação sem a perda de identidade, resistindo às inúmeras pressões exercidas pelos demais membros, a partir de mecanismos democráticos que se tornaram motores para impulsionar a performatividade crítica da organização. A partir da investigação, acredita-se que o artigo avança na discussão de performatividade crítica, por evidenciar que em organizações alternativas como as cooperativas, essa proposta desafia a proposição de simplesmente questionar discursos e práticas gerenciais, necessitando de uma intervenção pragmática para a transformação da realidade organizacional.Item Coopetição entre cafeicultores, cooperativas e associações: evidências no mercado brasileiro de cafés especiais(Universidade Federal de Lavras, 2021) Duarte, Rodrigo Natal; Galina, Simone Vasconcelos RibeiroObjetiva-se descrever como a competição e a colaboração simultâneas, fenômeno conhecido como coopetição, apresentam-se nos diversos níveis de interação sustentados pelos produtores de cafés especiais. Num contexto de interação dinâmica, heterogênea e intensa entre vários players, como é o caso das Indicações Geográficas (IGs) de café, cafeicultores se envolvem em relacionamentos interorganizacionais entre si, que, por meio de cooperativas e associações, permitem a coopetição se manifestar em níveis distintos. Dada a incipiência da abordagem coopetitiva no setor primário, a pesquisa qualitativa exploratória foi adotada para identificar e compreender melhor essa dinâmica de relacionamento. Os dados para a pesquisa foram coletados de entrevistas semiestruturadas com 20 atores que compõem as IGs da Alta Mogiana e da Região do Cerrado Mineiro: cafeicultores, cooperativas, instituições apoiadoras e gestores das associações. Os resultados foram separados em relacionamentos que promovem a competição e a cooperação, de forma a revelar a complexidade das suas práticas, num contexto que exige inovação em produto e processos. A descrição envolveu os níveis cafeicultor-cafeicultor, cooperativa-cooperativa e associação-associação, sendo que a necessidade de cooperação se mostrou onipresente no âmbito comercial, e a competição se manifestou em produtos, processos, serviços e finanças. Em IGs de café, a coopetição convive dentro do indivíduo, da empresa, da associação, da cooperativa, desde o nível intraorganizacional até o nível inter-redes, abrindo espaço para contribuições futuras.Item Coordenação e qualidade no sistema fairtrade: o exemplo do café(Universidade Federal de Lavras, 2012-07) Miranda, Bruno Varella; Saes, Maria Sylvia MacchioneO excesso de oferta no mercado de café Fairtrade impede a comercialização de toda a produção certificada pelo preço mínimo estabelecido pela Fairtrade Labelling Organizations (FLO). Surge, então, a necessidade de compreensão dos fatores que determinam a plena inserção das cooperativas de cafeicultores familiares no comércio justo. No presente trabalho, argumenta-se que a qualidade do café, atributo não diretamente mensurado pelo selo Fairtrade, é fundamental para garantir o êxito nesse mercado. Afirma-se, assim, que os cafeicultores e compradores participantes do comércio justo têm a capacidade de reorganizar o mercado certificado sem que, para isso, tenham que influenciar a transformação das suas regras formais. Para explicar essa realidade, este trabalho apresenta hipóteses específicas para o estudo dos sistemas de certificação, inspiradas na teoria dos custos de mensuração. Oferece, portanto, não apenas uma interpretação alternativa para o funcionamento do sistema Fairtrade, mas também fornece ferramentas para a análise de outros sistemas de certificação.Item Custos de produção da cafeicultura no sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2001-01) Reis, Ricardo Pereira; Reis, Antônio João dos; Fontes, Renato Elias; Takaki, Heloísa Rosa Carvalho; Castro Júnior, Luiz Gonzaga deApresenta-se, neste estudo, uma proposta de planilha com os custos de produção do café em diferentes faixas de produtividade. A pesquisa baseia-se na teoria dos custos e o local de estudo foi a Região Sul de Minas Gerais, onde foram levantados dados de 48 propriedades de café na safra 1998/99. Considerando os indicadores econômicos obtidos na pesquisa, pode-se concluir que as despesas com os recursos variáveis são as que mais oneram o custo final do café. Os itens que mais afetaram os custos de produção foram a formação de lavoura, no caso dos recursos fixos, e os gastos com a mão-de-obra, principalmente a temporária. Conclui-se, também, que a cafeicultura responde à economia de escala e, no geral, a safra cafeeira de 1998/99 apresentou uma situação de lucro econômico.Item Custos de produção do café Conilon: análise em algumas regiões produtoras do Brasil(Universidade Federal de Lavras, 2022-10-27) Paula, Danyelle de Andrade; Fehr, Lara Cristina Francisco de Almeida; Magnago, Barbara Scaramussa; Tavares, Marcelo; Lima, Daiane da SilvaO presente estudo justifica-se devido ao fato de o setor cafeeiro ser uma forte peça na economia, ocupando a quinta posição no ranking de commodities mais produzidas e exportadas pelo Brasil. O objetivo deste trabalho foi identificar as variáveis de custos da cultura do café conilon que registraram diferenças significativas entre cidades das principais regiões produtoras do País, no período de 2016 a 2018. A pesquisa é quantitativa, documental e descritiva. Para análise, utilizaram-se a Análise de Variância (ANOVA) e o teste de Scott-Knott para a comparação das médias. Os resultados evidenciaram que o estado do Espírito Santo, segundo maior produtor do País, apresenta, de modo geral, custos mais altos para a cultura do café conilon, e os menores custos foram registrados pelas cidades de Rondônia analisadas. A Mão de Obra foi o item com maior representatividade nos custos totais, com valor bem acima em relação ao dos demais, seguida de fertilizantes, também com valores significativos frente ao custo total de produção do café conilon. Verificou-se que os custos de produção são estatisticamente diferentes entre as cidades analisadas, e as variáveis com maior variabilidade em suas médias foram: Agrotóxicos, Depreciação de Máquinas, Exaustão de Cultivo e Remuneração Esperada sobre o Cultivo. Este trabalho pode contribuir para o conhecimento dos custos na cultura do café conilon entre as cidades pesquisadas, de modo a auxiliar os produtores a realizarem uma adequada gestão de custos para alcançar rentabilidade superior.Item Custos de transação nas operações de exportação de café na região Sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2010-07) Martins, Ricardo Silveira; Xavier, Wescley Silva; Sproesser, Renato LuizObjetivou-se, nesta pesquisa, avaliar a ocorrência de custos de transação e seus impactos no planejamento logístico para exportação do café, tomando-se como unidade de análise uma empresa brasileira exportadora. O desempenho do agronegócio brasileiro, expresso pelos indicadores de sua competitividade internacional, evidencia a sofisticação alcançada pelas cadeias produtivas exportadoras e reforça a importância da utilização de modernas técnicas de gestão no agronegócio, notadamente aquelas relacionadas à logística. Uma possível explicação para diferenças entre os serviços esperados/desejados e aqueles efetuados no mercado pode ser encontrada com o uso da Teoria dos Custos de Transação. Embora tal arcabouço teórico tenha sido amplamente utilizado para análise de governança de cadeias de negócios, raras são as aplicações em aspectos específicos da logística. O estudo sugere que uma boa parte dos custos de transação é gerada pelo próprio exportador ao definir sua localização distante do porto de embarque, que predetermina as escolhas futuras, indicando que os ganhos financeiros da estratégia são superiores aos custos de transação. Por outro lado, a forma institucional que prevalece no mercado internacional (Contrato Europeu) apenas reforça e referenda os custos de transação potenciais, gerados pela estratégia do exportador.Item Determinantes da adoção da tecnologia de despolpamento na cafeicultura: estudo de uma região produtora da Zona da Mata de Minas Gerais(Universidade Federal de Lavras, 2011-07) Lanna, Giovani Blasi Martino; Teixeira, Erly Cardoso; Reis, Ricardo PereiraObjetivou-se, neste trabalho, identificar os determinantes da adoção da tecnologia pós-colheita de despolpamento pelos produtores rurais na atividade cafeeira de Viçosa, MG. Os cafeicultores que despolpam o café foram considerados adotantes de tal tecnologia. Aplicou-se o modelo Logit para identificar os determinantes da adoção da despolpa do café. Os resultados apresentam as variáveis associativismo, capital próprio, escolaridade, rentabilidade e treinamento como fatores que determinam a adoção da tecnologia de despolpamento, sendo o treinamento e o associativismo os fatores que mais contribuem na adoção.Item Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador de ações mercadológicas(Universidade Federal de Lavras, 2004-01) Mário, Talestre Maria do Carmo; Sette, Ricardo de Souza; Antonialli, Luiz Marcelo; Luna, Rosemar Martins; Boas, Luis Henrique de Barros VilasObjetivando-se identificar de que forma os instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra do consumidor de café, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados, utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas. Com base nos dados obtidos detectou-se que os consumidores, em sua maioria, são do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes, em grande parte, à classe social “B”, tendo como escolaridade o 2o grau completo. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assume um papel importante, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social “C”. Identificou-se que o consumidor não considerou relevantes ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca. Ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas.
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