Organizações Rurais & Agroindustriais

URI permanente para esta coleçãohttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/10365

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos da estabilização monetária e da estratégia competitiva da indústria sobre o consumo de café torrado no Brasil
    (Universidade Federal de Lavras, 2010-07) Mesquita, José Marcos Carvalho de; Lara, José Edson; Souki, Gustavo Quiroga
    Objetivou-se no presente trabalho, analisar a influência de dois programas distintos sobre o consumo interno de café torrado. O primeiro foi a implantação do Plano Real, com a consequente estabilização monetária e o aumento de renda da população. O segundo diz respeito ao programa de melhoria da qualidade do café torrado, lançado pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, denominado “Selo Pureza”. Segundo os modelos teóricos, as condições macroeconômicas vigentes são variáveis externas com grande impacto no desempenho das organizações, muito embora não possam ser controladas pelas mesmas. Por outro lado, uma estratégia implementada em âmbito associativo pode ser classificada como uma estratégia relacional, em que os participantes têm grande poder decisório e cujos resultados apresentam uma maior previsibilidade. O método utilizado na análise foi o da regressão linear e o período estudado compreende os anos de 1990 a 2006. Os resultados indicam que as variáveis do macroambiente, que refletem os efeitos do Plano Real, são significativas no modelo, porém com baixo poder de explicação. Já a estratégia cooperativa, representada pelo Programa “Selo Pureza”, mostrou-se significativa, o que permite inferir que tenha grande importância no crescimento do consumo verificado no período em análise.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Attributes considered by coffee consumers during their buying decision process: a study using factorial analysis
    (Universidade Federal de Lavras, 2017-04) Sá, Fabiano Bento de; Paiva, Ricardo Viana Carvalho de; Souki, Gustavo Quiroga; Moura, Luiz Rodrigo Cunha
    The aim of this study was to identify, categorize and evaluate the attributes considered by the consumers during their coffee buying decision. A descriptive and quantitative survey with 459 coffee consumers was conducted in Belo Horizonte, MG, Brazil. The results indicate that the attributes considered by the consumers can be grouped into five factors based on importance: (i) Product features - Organoleptic Characteristics, (ii) Brand and Tradition, (iii) Food safety, (iv) Availability and Product Offering, (v) Packaging. The theoretical contributions of this work are the identification of attributes considered by the consumers for buying coffee, the significance verification of these attributes, as well as the separation into factors, which allows a better understanding of the decision-making process of coffee consumers. The contributions of this research for management practices are related to the technical characteristics of the product, food safety, brand, label and packaging management, which are seen as very important factors. Moreover, distribution and trade marketing along the distribution channels are also aspects to be considered. These aspects must be worked out through integrated marketing communication. Finally, the research presents its limitations and several suggestions for future studies.