SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Microclima de cafeeiros durante o inverno em dois espaçamentos de plantio
    (Embrapa Café, 2013) Morais, Heverly; Carbonieri, Juliana; Sera, Tumoru; Sera, Gustavo H.; André, Joaquim
    O objetivo desse trabalho foi avaliar o microclima de cafeeiros no sistema adensado, em dois espaçamentos na linha de plantio. O estudo foi realizado no campo experimental do Instituto Agronômico do Paraná, em Londrina, PR. O delineamento experimental foi constituído por 32 cultivares em parcelas de dez plantas com uma planta por cova, em dois espaçamentos: 2,5 x 0,5m (8000 plantas/ha) e 2,5 x 1,0m (4000 plantas/ha). O experimento foi implantado em novembro de 2006. Foram monitoradas nos meses de julho e agosto de 2013 através de duas estações meteorológicas automáticas posicionadas no centro de cada espaçamento, as seguintes variáveis microclimáticas: temperatura do ar, folha e solo; umidade do ar e velocidade do vento. Houve alteração em algumas variáveis microclimática em cafeeiros adultos com espaçamentos 2,5 x 0,5m e 2,5 x 1,0m durante o período do inverno. A temperatura e umidade relativa do ar não são variáveis críticas para cafeeiros nos espaçamentos e período avaliado. A temperatura do solo foi maior nos cafeeiros plantados em menor espaçamento. A velocidade do vento foi 48% inferior no sistema mais adensado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Características térmicas e hídricas do solo de cafeeiros adensados com plantas de cobertura
    (Embrapa Café, 2015) Morais, Heverly; Rosisca, Juliandra Rodrigues; Carbonieri, Juliana; André, Joaquim; Sera, Gustavo H.; Sera, Tumoru
    O objetivo deste trabalho foi avaliar a temperatura e umidade do solo em sistema de cultivo de cafeeiros adensados com e sem a presença de plantas de cobertura nas entrelinhas. O estudo foi realizado no campo experimental do Instituto Agronômico do Paraná, em Londrina, PR. Utilizaram-se dez plantas da cultivar IPR 103 plantadas em novembro de 2006 com uma planta por cova, em duas densidades de plantio: 8000 plantas/ha (2,5 x 0,5m) e 6000 plantas/ha (2,5 x 0,75m). Nas entrelinhas de ambas as densidades de plantio dos cafeeiros foram cultivadas aveia preta (Avena stringosa) como planta de cobertura de inverno. No período de junho a setembro de 2014 foi monitorada por meio de estações meteorológicas automáticas, a temperatura do solo nas profundidades de 2,5cm e 30cm. Foi avaliada a umidade do solo por meio do método gravimétrico, em três profundidades: 0-10; 10-20; 20-40 cm. As plantas de cobertura e a densidade de plantio influenciaram a temperatura e umidade do solo durante o período quente e seco avaliado. A temperatura do solo foi menor nas entrelinhas dos cafeeiros cultivados com plantas de cobertura no sistema mais adensado (8000 pl/ha). A umidade do solo foi ligeiramente maior nas entrelinhas dos cafeeiros sob plantas de cobertura e nos cafeeiros menos adensados (6000 pl/ha).