SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Adubação verde em cafeeiro na região sul de Minas Gerais
    (Embrapa Café, 2013) Camilo, Rodrigo Oliveira; Maciel, Anna Lygia Rezende; Aparecido, Lucas Eduardo de Oliveira; Cardoso, Guilherme Henrique Bachião
    O trabalho teve como objetivo avaliar diferentes leguminosas para adubação verde do cafeeiro na região Sul do estado de Minas Gerais. O experimento foi desenvolvido em área cultivada com cafeeiro cv. Rubi, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com 4 repetições e 5 tratamentos, com as seguintes leguminosas: crotalária (Crotalaria spectabilis), feijão de porco (Canavalia ensiformis), calopogônio (Calopogonium mucunoides) e guandu (Cajanus cajan), plantadas intercalarmente à cultura do cafeeiro, roçadas em pleno florescimento e um tratamento testemunha, com manejo de roçada da vegetação espontânea, sempre que atingisse 0,7 m. O plantio dos tratamentos foi efetuado no dia 4 de janeiro de 2012 e a roçada em todos os tratamentos efetuada no dia 13 de abril de 2012, onde foi feita a primeira amostragem de solo, sendo repetida aos 15, 30, 45 e 60 dias após a roçada. Após análise química do solo, os resultados foram submetidos à análise de variância, utilizando-se o software SISVAR, sendo utilizado o teste de médias Scott-Knott à 5% de probabilidade. A utilização de leguminosas como adubação verde em uma única safra não proporcionou melhoras significativas na fertilidade do solo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação da produtividade do cafeeiro arábica em diferentes épocas de irrigação
    (Embrapa Café, 2013) Miguel Filho, Gentil Luiz; Aparecido, Lucas Eduardo de Oliveira; Souza, Paulo Sergio de
    O cafeeiro é a uma cultura de grande importância para o Brasil. O uso de irrigação é uma maneira para incrementar a produtividade da cultura, porém, o uso dessa tecnologia precisa de mais estudos. O trabalho tem como principal objetivo, avaliar os efeitos de diferentes épocas da irrigação na produtividade e na qualidade dos grãos do cafeeiro, na safra de 2011/2012. Para isso, foi utilizado uma área irrigada no Município de Muzambinho da cultivar Catuaí Vermelho IAC 144, com 6 anos de idade. Os tratamentos utilizados foram épocas de liberação das lâminas de água, sendo o tratamento um o início da irrigação no dia 22 de agosto; o tratamento dois no dia 29 de agosto, o tratamento três no dia 05 de setembro e tratamento quatro no dia 12 de setembro a testemunha (sem irrigação de água) o tratamento cinco. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições e cinco tratamentos. Cada parcela era composta por oito plantas, a área útil da parcela foi as quatro plantas centrais. Na colheita foram realizadas as seguintes avaliações: porcentagem de grãos verde, cereja e passa, peso em coco (gramas), peso do café beneficiado (gramas) porcentagem de graúdo, médio e miúdo chato e graúdo, médio e miúdo moca, e a produtividade (sacas há-1). A irrigação não proporciona melhores produtividades e qualidade dos grãos nos parâmetros avaliados.