SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    Percepção de futuros profissionais ligados à agricultura em relação aos impactos ambientais gerados pela cultura do café
    (Embrapa Café, 2019-10) Gomes, Willian dos Santos; Falcon, Maria Luiza; Moreli, Aldemar Polonini; Oliveira, Alanne Carvalho de; Altoé, Cristhiane Filete; Caliman, Alice Dela Costa; Pereira, Lucas Louzada
    O café possui grande importância econômica e social para o Espírito Santo. Apesar de toda tecnologia desenvolvida ao longo dos anos visando a melhoria do produto, a cafeicultura capixaba ainda enfrenta problemas referentes aos impactos ambientais que vão desde a etapa de plantio até o processamento do produto. Aliando essa problemática com a necessidade de preparar a nova geração de profissionais da cafeicultura a solucionar esses e outros problemas, o objetivo deste trabalho foi medir a percepção dos alunos do Curso de agronomia e Técnico em Agropecuária do IFES – Campus Itapina, quanto os impactos ambientais gerados pelo cultivo do café. Participaram deste estudo 56 alunos com faixa etária compreendida entre 14 e 22 anos. O instrumento de análise utilizado foi em forma de questionário estruturado de acordo com Viegas (1999) como estruturado/semiaberto. A grande maioria dos estudantes possui uma relação de proprietário com o negócio do café (89%), seguidos pela condição de colono/meeiro (3,5%), diarista (3,5%) e outro (3,5%). Os principais impactos ambientais relatados foram: degradação do solo, uso significativo de agrotóxicos e gerenciamento incorreto dos efluentes. Os alunos demonstraram ter uma correta percepção sobre os principais impactos ambientais oriundos da cadeia produtiva do café, além de proporem soluções plausíveis para esses problemas. No entanto, se faz necessário desempenhar ações que estimule a proatividade e a capacidade inovativa dos alunos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
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    Preferência de consumidores não treinados sobre diferentes métodos de extração de café
    (Embrapa Café, 2019-10) Pereira, Lucas Louzada; Guarçoni, Rogério Carvalho; Oliveira, Alanne Carvalho de; Altoé, Cristiane Filete; Caliman, Alice Dela Costa; Azevedo, Felipe Estevão de Sousa; Sousa, Luiz Henrique Bozzi Pimenta de; Oliveira, Gustavo Falquetto de; Falcon, Maria Luiza; Moreli, Aldemar Polonini
    O mercado de cafés especiais no Brasil vem ganhando destaque nos últimos anos, em função dos inúmeros esforços em prol da melhoria da qualidade. Observam-se diversas estratégias em torno dos processos de otimização da qualidade, como exemplo, concursos de qualidade, competições de barismo, torra, dentre outras ações que são pautadas por agentes públicos e privados, em torno da melhoria da qualidade. assim, estes reflexos transbordam para o mercado consumidor, neste interim, uma série de métodos de extração e preparo de café são desenvolvidos e apresentados a consumidores, que em muitos casos, dispõem de relativa limitação de entendimento sobre os processos que podem ser otimizados com a mudança de extração. Neste estudo, foram aplicados 04 métodos de extração de café com equipamentos como Chemex, Hario V60, Expresso e Prensa Francesa, todos submetidos a 124 consumidores não treinados, com uma escala de preferência, para avaliar o grau de aceitação do método de extração. Os resultados indicam que, os métodos de infusão, seja pelo método Chemex ou Hario V60 apresentam melhor aceitação, seguido do método Expresso. Indicando um perfil de estratégia para baristas, donos de cafeterias e consumidores que apreciam cafés especiais.