SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    Caracterização da cafeicultura familiar no município de Vitória da Conquista-BA
    (Embrapa Café, 2013) Oliveira, Lázaro Ribeiro de; Conceição Júnior, Valdemiro
    Este trabalho discute a cafeicultura praticada pelos Agricultores Familiares do município de Vitória da Conquista-Ba, identificando suas principais características sociais, econômicas e ambientais, apontando suas potencialidades e vulnerabilidades. Para a realização desta pesquisa foram aplicados 45 questionários aos cafeicultores familiares nas principais regiões produtoras de café do município. De acordo com os dados obtidos constatou-se um relevante percentual de pessoas que desenvolvem algum tipo de atividade remunerada fora da propriedade. Em 49% das propriedades há pelo menos 1 aposentado e 24% das famílias são atendidas pelo programa bolsa família. Desta forma foi possível verificar a importância de outras fontes de renda para a manutenção destas famílias no campo. Há um baixo nível de escolaridade entre os produtores, o que reflete negativamente na gestão de suas propriedades. Os dados obtidos revelaram um predomínio de pequenas propriedades, pois 87% possuem área de até 10 hectares. As lavouras de café em sua maioria possuem área de até 2 hectares. Foi verificada uma grande diversificação da produção voltada ao autoconsumo e a comercialização, além de uma intensiva utilização da terra. Na fase da colheita em 67% das propriedades costuma-se contratar pessoas para colher o café, com uma media de 6 pessoas por propriedade. Em relação a produtividade observou-se uma média de 12,7 sacas por hectare. A dificuldade de acesso ao crédito e a politicas públicas voltadas a este segmento, aliada a inexistência de assistência técnica, agravados pelo déficit hídrico acentuado, principalmente nos últimos anos, aparentam ser as causas desta baixa produtividade e da obtenção de cafés com qualidade inferior. Investir na melhoria da qualidade do café produzido, associando a qualidade a sua origem e a conceitos de sustentabilidade social, seria uma importante alternativa para agregar valor ao produto, conferindo assim, uma maior rentabilidade aos produtores.