SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    Aceitação sensorial de café solúvel enriquecido com ácidos clorogênicos pela adição de extrato de café verde
    (Embrapa Café, 2015) Corso, Marinês Paula; Santos, Ana Carolina Forgati dos; Vignoli, Josiane Alessandra; Viegas, Marcelo Caldeira; Benassi, Marta de Toledo
    O Brasil é o maior produtor, exportador e um dos maiores consumidores de café do mundo. Neste contexto, a indústria de café tem entre os desafios desenvolver estratégias de divulgação dos benefícios do café e inovar em termos de tipos de produtos. Portanto, o presente estudo objetivou propor o desenvolvimento de formulações para o produto café solúvel enriquecido com antioxidantes (ácidos clorogênicos), por meio da adição de extrato de café verde, com foco no mercado brasileiro. Quatro formulações com diferentes concentrações de extratos secos de grãos Coffea canephora verdes liofilizado (V) adicionadas a extratos Coffea arabica (A) e Coffea canephora (C) liofilizados, com graus de torra médio (M) e escuro (E) foram elaboradas (AMV, AEV, CMV e CEV). As formulações foram avaliadas quanto ao teor de polifenóis. Bebidas das quatro formulações também foram avaliadas, em escala de laboratório, quanto à aceitação e a intenção de compra, empregando-se uma escala híbrida de 10 pontos. As formulações foram igualmente aceitas (escore médio de 7,1) e houve uma maior intenção de compra para AEV, CEV e CMV (6,9) do que para AMV (6,1). As formulações apresentaram em média 2,5 vezes a mais de 5-ACQ do que a média obtida para cafés solúveis convencionais comercializados. Cafés solúveis enriquecidos com antioxidantes pela adição de 32 e 40 % de extrato de grãos verdes a extratos de grãos com torras média e escura, respectivamente, todos da espécie C. canephora, mostraram ser opções para comercialização do produto no mercado brasileiro, considerando-se que a espécie C. canephora tem se mostrado economicamente mais viável para a produção de café solúvel.
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    EMBALAGEM DE CAFÉS SOLÚVEIS: INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS SOBRE A PREFERÊNCIA
    (2011) Kobayashi, Marcela Lika; Corso, Marinês Paula; Benassi, Marta de Toledo; Embrapa - Café
    A embalagem possui grande importância na definição da escolha de um alimento no momento da compra, pois ela representa o primeiro contato do produto com o consumidor. Para investigar a relação entre as características de embalagem e os fatores determinantes de compra de cafés solúveis, o presente trabalho utilizou o método qualitativo de Grupos de foco (Focus group). Foram realizadas cinco sessões, totalizando 24 participantes. Cada grupo de consumidores foi montado em função de suas características demográficas. Os participantes foram solicitados a expressarem suas opiniões sobre os seis cafés solúveis apresentados. De maneira geral, evidenciou-se preferência no rótulo de cafés solúveis por cores intensas e contrastantes, de tonalidade marrom e avermelhada, marca comercial conhecida, foto de grãos e xícara de café, e que somente constassem informações de maior necessidade para escolha e uso do produto, e com letras grandes. O preço mostrou-se relevante apenas para embalagens de vidro. A marca comercial possui grande impacto na escolha de um café solúvel, desde que o restante da embalagem do produto de marca apreciada não contenha características visuais consideradas depreciativas.