SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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Resultados da Pesquisa

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    Resultados da campanha "Café Qualidade Paraná" realizada no período entre 1999 e 2002
    (2003) Molin, Roberto Natal Dal; Domingues, Ricardo; Ripol, Cristovon; Trento, Edison José; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O café produzido no Paraná tem, historicamente, sido considerado como de qualidade inferior, prejudicando a comercialização e a rentabilidade da cafeicultura do Estado. Isso se deve, entre outros fatores, ao sistema de colheita ordinariamente efetuado - derriça no chão-, obtendo-se frutos em diferentes estágios de desenvolvimento. Outro fator interferindo negativamente na rentabilidade do cafeicultor paranaense é a prática de venda de café em coco e por quilo/renda. Dentro dessa realidade, a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-Paraná) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) com os diferentes seguimentos envolvidos na cafeicultura, estruturaram e executaram um programa denominado "Campanha Café Qualidade Paraná" cujo objetivo foi motivar e conscientizar o produtor paranaense do potencial da cafeicultura, no que se refere a tecnologia de produção (produtividade, qualidade), organização dos produtores e comercialização do produto. A campanha se desenvolveu no período de 1999 a 2002, em 210 municípios da região cafeeira do Estado, envolvendo 330 técnicos, dos quais 136 da EMATER e 38 do IAPAR. Os resultados foram avaliados por meio de amostragem dentro do grupo de produtores orientados e não orientados. O número de produtores atendidos diretamente foi de 11.000, de um total de 19.827. O número de propriedades que comercializam o café em coco e por quilo/renda, dentro do grupo de produtores orientados, reduziu, no período avaliado, de 86,0 % para 40,0 %, com agregação média de 10 % no valor final comercializado. A prática de derriça não seletiva no chão diminui de 64,0 % para 25,00 %, melhorando o padrão de bebida dos produtores orientados, que passou de 67,0 % para 89,0 % de bebida mole+ dura. Paralelamente às questões de produção/ comercialização foram criadas, durante o período da Campanha, oito associações de produtores de café que adquirem insumos para os associados - pequenos produtores-, que processam, armazenam e assessoram a venda do produto.