SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    Consistência de Q-Graders na análise sensorial de cafés com diferentes perfis de torra
    (Embrapa Café, 2019-10) Debona, Danieli Grancieri; Marcate, João Paulo Pereira; Moreira, Taís Rizzo; Guarçoni, Rogério Carvalho; Moreli, Aldemar Polonini; Pereira, Lucas Louzada
    O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, sendo composto com características especificas que dão origem a qualidade do café e a percepção sensorial. A qualidade do café, que de uma maneira geral é definida por um conjunto de atributos físicos, químicos, sensoriais, que proporcionam prazer e segurança a seus consumidores ao degustá-lo, torna-o um produto complexo, com diversas interações entre o processo de análise sensorial. Uma das formas de definir características e avaliar a qualidade e garantir a homogeneidade dessa bebida é por meio da análise sensorial. Os Q-Graders são profissionais treinados que fazem essa análise com auxílio de um protocolo desenvolvido pela SCA. Entretanto há muita discussão acerca da subjetividade desse método, visto que cada provador tem sua preferência quanto a atributos. Desta forma o presente trabalho busca avaliar as notas de cinco provadores Q- Graders em relação a um café submetido a 3 curvas de torra distintas, de modo a inferir se há consistência entre eles.
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    Preferência de consumidores não treinados sobre diferentes métodos de extração de café
    (Embrapa Café, 2019-10) Pereira, Lucas Louzada; Guarçoni, Rogério Carvalho; Oliveira, Alanne Carvalho de; Altoé, Cristiane Filete; Caliman, Alice Dela Costa; Azevedo, Felipe Estevão de Sousa; Sousa, Luiz Henrique Bozzi Pimenta de; Oliveira, Gustavo Falquetto de; Falcon, Maria Luiza; Moreli, Aldemar Polonini
    O mercado de cafés especiais no Brasil vem ganhando destaque nos últimos anos, em função dos inúmeros esforços em prol da melhoria da qualidade. Observam-se diversas estratégias em torno dos processos de otimização da qualidade, como exemplo, concursos de qualidade, competições de barismo, torra, dentre outras ações que são pautadas por agentes públicos e privados, em torno da melhoria da qualidade. assim, estes reflexos transbordam para o mercado consumidor, neste interim, uma série de métodos de extração e preparo de café são desenvolvidos e apresentados a consumidores, que em muitos casos, dispõem de relativa limitação de entendimento sobre os processos que podem ser otimizados com a mudança de extração. Neste estudo, foram aplicados 04 métodos de extração de café com equipamentos como Chemex, Hario V60, Expresso e Prensa Francesa, todos submetidos a 124 consumidores não treinados, com uma escala de preferência, para avaliar o grau de aceitação do método de extração. Os resultados indicam que, os métodos de infusão, seja pelo método Chemex ou Hario V60 apresentam melhor aceitação, seguido do método Expresso. Indicando um perfil de estratégia para baristas, donos de cafeterias e consumidores que apreciam cafés especiais.