SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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    O consumo de café pelos universitários: um estudo em uma faculdade do Sul de Minas
    (2005) Faria, Marcela B.; Mantovani, Degiane M.; Luna, Rosemar Martins; Embrapa - Café
    Foi realizada uma pesquisa junto a estudantes universitários da cidade de Lavras - M.G., na qual pretendeu-se verificar os hábitos de consumo bem como os atributos de café que são levados em consideração no momento da escolha do produto. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2003 no período noturno. Constatou-se dentre outros dados, que os respondentes adquiriram o hábito de tomar café em suas casas durante o café da manhã; que a maioria das propagandas de café não foram atrativas para o público-alvo da pesquisa; e que fatores como tradição, novidades e promoções são de pouca ou nenhuma importância para os universitários.
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    Análise do retorno financeiro nas aplicações no mercado futuro do café
    (2005) Vilela, Márcio; Freire, Adriano Higino; Luna, Rosemar Martins; Embrapa - Café
    Este trabalho teve por objetivo principal fazer uma análise do retorno financeiro em aplicações no mercado futuro do café, comparando as oscilações do preço do café no mercado futuro com o mercado físico, destacando as principais vantagens do mercado futuro. Utilizou-se a pesquisa exploratória, por meio de dados disponíveis sobre a cotação do café no mercado futuro no mês de setembro/2003 com vencimento em dezembro/2003, e físico no mês de dezembro/2003. Utilizou-se ainda dados da oscilação média de preços no mercado futuro com vencimentos em dezembro/2003, março/2004 e setembro/2004. Observou-se que no mercado futuro ocorrem flutuações de preços expressivas devido à situações climáticas, econômicas e políticas, mostrando assim sua volatilidade. Adotando-se o mesmo mês estudado no mercado futuro, porém cotado em moedas diferentes, verificou-se que o preço do café no mercado físico também sofre flutuações devido à sua volatilidade. A médio e longo prazo os preços no mercado futuro do café são mais flutuantes, em períodos de safra e entressafra. No mercado físico do café, a médio e longo prazo, observou-se um número expressivo de liquidez. De maneira geral, pôde-se concluir que o mercado futuro é eficiente em predizer a curva de oscilação do preço do café, tanto a longo quanto a curto prazo, mostrando-se como uma modalidade operacional segura e confiável.
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    Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café
    (2001) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Salazar, German Torres; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros.
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    Influência da marca, qualidade e preço do café na decisão de compra do consumidor
    (2001) Campos, Cláudia Aparecida de; Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar o processo de decisão de compra de café dos consumidores da cidade de Lavras (MG). Como objetivo específico pretendeu-se identificar a influência da marca, da qualidade e do preço na hora da compra. As referências teóricas basearam-se no marketing, no composto de marketing ou mix de marketing e no comportamento do consumidor. A comunicação com consumidores lavrenses foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, definindo-se uma amostra de conveniência. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos para a análise dos dados por meio de estatística descritiva. Identificou-se um mercado restrito, na maioria feminino, cuja decisão de compra da marca é definida pela dona de casa, fiel às marcas, considerando como qualidade o sabor/aroma, o rendimento e a marca do café e não considerando o preço como critério relevante de compra.
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    Estratégias de comunicação e marketing para divulgação da marca café do sul de Minas ("CSM")
    (2000) Luna, Rosemar Martins; Oliveira, Luís Carlos Ferreira de Sousa; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    A procura por ações objetivas no agronegócio dos cafés no Brasil por parte dos integrantes da cadeia produtiva, têm demandado estudos e pesquisas principalmente nas áreas de comunicação e marketing. Esse trabalho pretende propor sugestões preliminares de comunicação e marketing visando um maior direcionamento na divulgação da marca institucional "Café do Sul de Minas" (CSM).