SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

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Resultados da Pesquisa

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    O consumo de café pelos universitários: um estudo em uma faculdade do Sul de Minas
    (2005) Faria, Marcela B.; Mantovani, Degiane M.; Luna, Rosemar Martins; Embrapa - Café
    Foi realizada uma pesquisa junto a estudantes universitários da cidade de Lavras - M.G., na qual pretendeu-se verificar os hábitos de consumo bem como os atributos de café que são levados em consideração no momento da escolha do produto. A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2003 no período noturno. Constatou-se dentre outros dados, que os respondentes adquiriram o hábito de tomar café em suas casas durante o café da manhã; que a maioria das propagandas de café não foram atrativas para o público-alvo da pesquisa; e que fatores como tradição, novidades e promoções são de pouca ou nenhuma importância para os universitários.
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    Análise do retorno financeiro nas aplicações no mercado futuro do café
    (2005) Vilela, Márcio; Freire, Adriano Higino; Luna, Rosemar Martins; Embrapa - Café
    Este trabalho teve por objetivo principal fazer uma análise do retorno financeiro em aplicações no mercado futuro do café, comparando as oscilações do preço do café no mercado futuro com o mercado físico, destacando as principais vantagens do mercado futuro. Utilizou-se a pesquisa exploratória, por meio de dados disponíveis sobre a cotação do café no mercado futuro no mês de setembro/2003 com vencimento em dezembro/2003, e físico no mês de dezembro/2003. Utilizou-se ainda dados da oscilação média de preços no mercado futuro com vencimentos em dezembro/2003, março/2004 e setembro/2004. Observou-se que no mercado futuro ocorrem flutuações de preços expressivas devido à situações climáticas, econômicas e políticas, mostrando assim sua volatilidade. Adotando-se o mesmo mês estudado no mercado futuro, porém cotado em moedas diferentes, verificou-se que o preço do café no mercado físico também sofre flutuações devido à sua volatilidade. A médio e longo prazo os preços no mercado futuro do café são mais flutuantes, em períodos de safra e entressafra. No mercado físico do café, a médio e longo prazo, observou-se um número expressivo de liquidez. De maneira geral, pôde-se concluir que o mercado futuro é eficiente em predizer a curva de oscilação do preço do café, tanto a longo quanto a curto prazo, mostrando-se como uma modalidade operacional segura e confiável.
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    Preferência do consumidor no processo de compra de café: pesquisa de marketing no mercado paulista
    (2003) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Mario, Talestre Maria do Carmo; Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Antonialli, Luiz Marcelo; Campos, Cláudia Aparecida de; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O estudo de marketing buscou identificar as principais características do processo de compra de café em supermercados de São Paulo (SP), objetivando caracterizar o comportamento do consumidor de café no momento da compra, verificando o atual comportamento, a influência da marca, da origem do café e a percepção do consumidor em relação aos cafés de Minas Gerais e de outros estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente do café e o comportamento do consumidor. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando métodos de observação do processo de compra e comunicação com os compradores por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por uma maioria feminina, casadas, das classes B e C, que compram preferencialmente o café em pó (torrado e moído). O conhecimento relativo às marcas foi alto, caracterizado por uma fidelidade de marca relativa, enquanto a marca suprir suas exigências em relação aos atributos físicos do café. Os atributos mais valorizados foram: o sabor, o aroma e a marca do café, coincidindo com pesquisas realizadas em outros mercados brasileiros. A marca mais lembrada pelos compradores foi uma das marcas mais compradas. Foi identificada uma concorrência mais acirrada entre as marcas mais vendida, pela preferência do consumidor, em relação a pesquisas feitas em outros mercados. O interesse relativo à certificação de origem foi alto no que se refere ao aumento da garantia de qualidade do café a ser consumido. Observou-se também uma grande valorização do café do Paraná como sendo o melhor café do Brasil, seguido do café de São Paulo e sul de Minas Gerais. Observou-se finalmente desinteresse e dificuldade no que se refere à comparação dos cafés ofertados no mercado da cidade de São Paulo com cafés de outras cidades e estados.
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    O comportamento dos consumidores de café: um desafio para ações mercadológicas
    (2003) Mario, Talestre Maria do Carmo; Sette, Ricardo de Souza; Antonialli, Luiz Marcelo; Luna, Rosemar Martins; Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Objetivando-se identificar de que forma os instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra do consumidor de café, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados, utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas. Com base nos dados obtidos detectou-se que os consumidores, em sua maioria, são do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes, grande parte, à classe social "B", tendo como escolaridade o 2º grau completo. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assume um papel importante, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social "C". Identificou-se que o consumidor não considerou relevante ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca. Ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas.
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    Café na merenda escolar: pesquisa com professores do ensino fundamental
    (2003) Abreu, Guilherme Miranda; Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O café foi o responsável direto pelo crescimento e industrialização do país. Suspeitava-se que o tradicional café matutino tinha perdido significância nos últimos anos, sendo substituído por sucos e achocolatados. Suspeitava-se também que entre vantagens e desvantagens do café, poderia ter ocorrido que a população julgasse que os malefícios eram superiores aos benefícios e em decorrência disso, que professores não tivessem uma boa imagem sobre o café como alimento. O marketing apresenta-se como um instrumento de compreensão do comportamento do consumidor envolvendo um fascinante complexo de fatores psicológicos como: crenças e atitudes referentes à socialização e comportamento, além de fatores pessoais que envolvem variáveis demográficas e sócio-econômicas. Várias pesquisas têm sido feitas com o café na área de saúde e os resultados até o momento estão apontando o papel positivo da bebida, como uma importante arma contra o álcool, as drogas e doenças como a AIDS e o câncer. Acreditando-se que a merenda escolar pode influenciar os hábitos alimentares dos alunos e que professores e educadores transmitem às crianças e adolescentes conceitos sobre quais alimentos ou bebidas fazem bem à saúde, objetivou-se, nessa pesquisa, avaliar qual o significado do café para professores de ensino fundamental como objetivo geral. Como objetivos específicos buscou-se identificar qual a associação que estabelecem entre café e saúde; qual a opinião dos professores sobre a possível implantação na merenda escolar; qual a relação que estabelecem entre o café e o atleta e o que acham sobre as formas de socialização do café. A pesquisa foi realizada em 8 cidades do sul de Minas, em escolas estaduais, onde foram aplicados 364 questionários. Os resultados demonstraram que do total de professores entrevistados, a maioria, 96,5% o bebem regularmente e adquiriram o hábito de tomá-lo em casa. Quanto à implantação do café na merenda escolar, a maioria dos professores o indicaria na merenda escolar. A maioria dos professores não considera que o café faz mal a saúde, já que não concordam que o café pode provocar ansiedade, gastrite, úlcera e taquicardia. Quanto à relação entre café e atleta, em função do pouco tempo de introdução do café na merenda das escolas no Sul de Minas, não foi possível identificar essas relações. Quanto aos aspectos de socialização do café, os professores concordam plenamente com o fato de que o café se constitui numa atividade de socialização no sentido de fixação de mão-de-obra no campo, geração de emprego, distribuição de renda, desenvolvimento da região e na melhoria da qualidade de vida. Sobre as afirmações: O café é um bom acompanhante de pão, leite e manteiga. Desperta e mantém acordado. Estimula e dá energia. Ajuda a pensar e dá uma sensação de bem estar. Observou-se uma maioria de concordância entre os professores. Na questão café não é um produto prático, 58% dos entrevistados discordaram totalmente com esta afirmação. Em relação à questão em que refrigerantes e sucos são bons substitutos do café, 44% discordaram totalmente com a afirmativa, 23% concordaram em parte, 14% discordaram em parte, 10% concordaram totalmente com a afirmação, 7% nem concordaram nem discordaram e 2% não responderam a esta questão. Não foram observadas crenças muita definidas na questão em que café não se olha preço, acalma os nervos e relaxa, evita ou diminui a dor de cabeça, previne a depressão, torna a pessoa menos irritável. Ao final da pesquisa pode-se concluir que o consumo de café não perdeu significância junto aos professores de ensino fundamental das escolas de 8 cidades do sul de Minas, que concordam com sua inclusão na merenda escolar, que têm uma boa imagem do produto e concordam com a sua importância na distribuição de renda, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida.
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    Análise do planejamento estratégico de marketing de uma cooperativa de café
    (2003) Campos, Cláudia Aparecida de; Luna, Rosemar Martins; Antonialli, Luiz Marcelo; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    Diante da crise que a cafeicultura brasileira vem sofrendo, o cooperativismo aparece como um instrumento capaz de contribuir na busca de soluções sócio-econômicas de grupos de produtores. E um dos desafios é produzir um plano estratégico de marketing e reunir os recursos para executá-lo capaz de recuperar a imagem do café brasileiro no Brasil e no exterior. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de planejamento estratégico de marketing de uma Cooperativa de Café e sua implementação; a) diagnosticando as variáveis do ambiente interno, identificando as forças e fraquezas, analisando o ambiente externo identificando as oportunidades e ameaças; b) identificando os insumos e ser viços oferecidos pela cooperativa aos seus cooperados; c) identificando os produtos que a cooperativa oferece ao mercado e d) identificando as estratégias de marketing adotadas pela cooperativa. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, com natureza das variáveis qualitativas, especificamente um estudo de caso. Conclui-se que a Cooperativa em estudo possui uma boa Reputação e imagem consolidada perante os dois ambientes. Dentro do ambiente interno pôde-se identificar os principais pontos fortes (boa imagem; credibilidade; segurança; serviços prestados a contento por profissionais treinados; ser uma cooperativa balizadora de preço na região; quantidade de vendas dentro do esperado pelos dirigentes; sucesso nas exportações atuais; fomento à qualidade e inovação em produção e armazenamento) e pontos fracos (pouca informação ao cooperado na transação de vendo do café; informações ao cooperado não são efetivas; na diversificação de insumos os cooperados não se sentem atendidos; falta no laboratório análise foliar; as taxas de comercialização da cooperativa são consideradas altas pelos cooperados; as promoções de insumos não são divulgadas a contento para os cooperados; pouca participação dos cooperados nas decisões administrativas e falta de tecnologia de informação), e no ambiente externo as principais oportunidades (boa imagem; opção de ampliar o mercado externo; opção de ampliar o mercado interno; criação do departamento "Divisão de cafés especiais"; busca constante de facilitar os processos administrativos e estar localizada em uma região propícia à produção de cafés de qualidade e especiais) e ameaças (tendência de baixa no preço do café; tendência em diminuir as vendas de insumos; falta de tecnologia adequada; e concorrência na região) da cooperativa. Os insumos oferecidos aos cooperados são aqueles que viabilizam a unidade produtiva do mesmo e os serviços são aqueles necessários para a condução da lavoura e comercialização da produção. Quanto aos produtos oferecidos ao mercado é especificamente o café verde (em grão) onde 80% é exportado e o restante permanece no mercado interno. E finalmente em relação as estratégias de marketing fica-se evidente que a cooperativa não possui um planejamento estratégico de marketing específico e sim ações isoladas sendo estas mais reativas do que pró-ativas, deixando de lado ações de marketing que podem surtir efeito a médio e longo prazo.
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    Comportamento do consumidor em relação à certificação de origem do café
    (2001) Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Salazar, German Torres; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O presente trabalho objetivou verificar a influência da origem do café na hora da compra em supermercados, a percepção dos consumidores em relação aos cafés de Minas Gerais e verificar se os consumidores sabem diferenciar cafés de outras cidades e de outros Estados. As referências teóricas focaram o marketing, o ambiente de marketing e do café e o comportamento do consumidor. Utilizou-se de procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos, combinando os métodos de observação do processo de compra, seguido de comunicação com os compradores de café por meio de entrevistas semi-estruturadas. Identificou-se um mercado restrito, formado por adultos, na maioria casados e das classes A e B. Ficou caracterizado que, no momento da compra, atualmente a marca é mais importante do que a origem do café. O conhecimento relativo às regiões produtoras foi bom no que se refere à identificação dos melhores cafés, e o de MG foi considerado o melhor. O conhecimento na comparação entre cafés de outras cidades e de outros Estados foi fraco, porém revelou preferência dos consumidores pelos cafés mineiros.
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    Influência da marca, qualidade e preço do café na decisão de compra do consumidor
    (2001) Campos, Cláudia Aparecida de; Luna, Rosemar Martins; Sette, Ricardo de Souza; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar o processo de decisão de compra de café dos consumidores da cidade de Lavras (MG). Como objetivo específico pretendeu-se identificar a influência da marca, da qualidade e do preço na hora da compra. As referências teóricas basearam-se no marketing, no composto de marketing ou mix de marketing e no comportamento do consumidor. A comunicação com consumidores lavrenses foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, definindo-se uma amostra de conveniência. Utilizaram-se procedimentos metodológicos quantitativos e qualitativos para a análise dos dados por meio de estatística descritiva. Identificou-se um mercado restrito, na maioria feminino, cuja decisão de compra da marca é definida pela dona de casa, fiel às marcas, considerando como qualidade o sabor/aroma, o rendimento e a marca do café e não considerando o preço como critério relevante de compra.
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    Estratégias de comunicação e marketing para divulgação da marca café do sul de Minas ("CSM")
    (2000) Luna, Rosemar Martins; Oliveira, Luís Carlos Ferreira de Sousa; Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café
    A procura por ações objetivas no agronegócio dos cafés no Brasil por parte dos integrantes da cadeia produtiva, têm demandado estudos e pesquisas principalmente nas áreas de comunicação e marketing. Esse trabalho pretende propor sugestões preliminares de comunicação e marketing visando um maior direcionamento na divulgação da marca institucional "Café do Sul de Minas" (CSM).