SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Influência de sistemas agroflorestais na maturação de Coffea arabica e na incidencia de Hypothenemus hampei
    (Embrapa Café, 2015) Neiva, Mariana Mantelato; Golba, Camila de Macedo; Iria, Gabriel Bugelli; Gustavo, Diego; Fantin, Denilson; Menezes Jr., Ayres de Oliveira; Santoro, Patricia Helena
    O café é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, entre os problemas que afetam a cultura está a broca-do-café, Hypothenemus hampei, que causa prejuízos na produtividade e na qualidade dos frutos. Acredita-se que o alto índice de ocorrência dessa praga é causado, entre outros fatores, pela substituição de áreas com ampla diversidade natural por monocultivos. O objetivo desse trabalho foi avaliar o estádio de maturação do café e a incidência de H. hampei em sistemas agroflorestais, em comparação ao monocultivo de Coffea arabica. Os tratamentos foram: café em monocultivo, café + Moringa oleifera, café + Croton floribundus, café + Trema micrantha, café + Gliricidia sepium, café + Senna macranthera e café + Heliocarpus popayanensis. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em parcelas 19,8 x 22,5 m, com 20 árvores por parcela, distribuídas na linha do café em quincôncio. Asavaliações foram realizadas durante a primeira colheita, coletando duas amostras de 100 frutos por parcela. Estes foram separados pelo estádios maturação (verde cana, cereja e passa) e as variáveis foram: percentual de frutos por estádio de maturação e de grãos brocados em cada estádio. O sombreamento não alterou a maturação dos frutos e o maior índice de broca-do-café foi encontrado em frutos no estádio cereja.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito da biomassa de plantas de cobertura do solo na produtividade na cultura do café
    (Embrapa Café, 2015) Santoro, Patricia Helena; Fantin, Denilson; Neiva, Mariana Mantelato; Calegari, Ademir
    O objetivo foi avaliar o potencial produtivo de biomassa de plantas de cobertura - isoladas ou em coquetéis - nas entrelinhas do cafeeiro e seus efeitos sobre a produtividade do café. Os tratamentos foram: CT (Clitoria ternatea), FE (Fagopyrum esculentum), AH (Arachis hypogaea), CS (Crotalaria spectabilis), CC+CS+FE (Cajanus cajan + C. spectabilis + F. esculentum), CB+FE+MD (Crotalaria breviflora + F. esculentum + Mucuna deeringian). O tempo de condução do experimento foi de 22 meses, dividido em dois períodos, verão de 2011-2012 e verão de 2012-2013. A produtividade de massa seca das plantas de cobertura, em 2011-2012, foi maior para CC+CS+FE, CT, AH e CS, que não diferiram entre si, com mais de 6,8 t/ha. No segundo período, em 2012-2013, as produtividades foram maiores em CC+CS+FE, CB+FE+MD, CS e CT, que não diferiram entre si, variando de 8 a 14 t/ha. A produtividade de café em AH foi superior à obtida em CT e CB+FE+MD, com uma diferença de aproximadamente 30 sacas/ha de café beneficiado. A produtividade de café em CT foi inferior à da testemunha. Há uma relação inversa entre a produtividade de café e a produtividade de massa seca das plantas. O cultivo de C. ternatea nas entrelinhas do café afeta negativamente sua produtividade.