SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de sacarose e de fertilizante de liberação lenta no sistema radicular de mudas obtidas por estacas caulinares de Coffea arabica lefeito de sacarose e de fertilizante de liberação lenta no sistema radicular de mudas obtidas por estacas caulinares de Coffea arabica L.
    (Embrapa Café, 2013) Oliveira, Leonardo Luiz; Toleto, Dalyse Castanheira; Rezende, Tiago Teruel; Carvalho, Samuel Pereira de; Bueno Filho, Julio Sílvio de Sousa; Livramento, Darlan Einstein do; Baliza, Danielle Pereira; Maia, Diego Rosa Baquião
    O aperfeiçoamento da metodologia para a produção de mudas de Coffea arabica L. via propagação vegetativa por estaquia, em escala comercial, torna-se importante para a sua disponibilização e adoção pelos produtores, pois possibilita a exploração comercial de híbridos que apresentem características superiores às das cultivares comerciais. O objetivo com este trabalho foi avaliar o efeito do fornecimento gradual de nutrientes pelo fertilizante de liberação lenta e o efeito da sacarose, aplicada via foliar no desenvolvimento do sistema radicular de mudas obtidas por enraizamento de estacas caulinares. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado com três repetições, oito estacas por parcela e 12 tratamentos em esquema fatorial 4 x 3, sendo quatro doses da formulação 15- 09-12 de Osmocote: ausência; 1,0; 2,0 e 3,0 gramas/tubete e três concentrações de açúcar: ausência; 2,5 e 5,0 %. Utilizou-se de estacas caulinares da cultivar Acaiá Cerrado MG 1474 com cinco centímetros de comprimento e um par de folhas reduzidas à metade da área foliar. Após 138 dias da instalação do experimento foram realizadas avaliações no sistema radicular. De acordo com os resultados, observou-se que a sacarose e o osmocote tiveram efeito no sistema radicular, aumentado a massa seca das raízes e a quantidade de radicelas.