SPCB - Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

URI permanente desta comunidadehttps://thoth.dti.ufv.br/handle/123456789/517

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Variabilidade pluviométrica de Franca e Mococa regiões produtoras de café no estado de São Paulo
    (Embrapa Café, 2019-10) Torres, Guilherme Almussa Leite; Pantano, Angélica Prela; Camparotto, Ludmila Bardin
    Objetivou-se analisar a variabilidade pluviométrica de dois municípios localizados no Estado de São Paulo. Ambos se situam em áreas de grande produtividade cafeeira, sendo Franca na região da Alta Mogiana e Mococa na Média Mogiana. A variabilidade pluviométrica analisada, permitiu melhor compreender a importância dos indicadores pluviométricos para as lavouras de café no estado, um dos maiores produtores do país. Foram utilizados dados pluviométricos do período de 2008 a 2018, para as duas localidades. Franca e Mococa estão localizadas na divisa do estado de São Paulo com o sul de Minas Gerais, porém, apresentaram condições distintas de pluviosidade. Verificou-se que embora setembro seja considerado o mês de retorno das chuvas, o retorno das chuvas após o período de inverno, tem ocorrido com mais frequência a partir de outubro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação de infestação e de fungos em duas safras de cafés
    (Embrapa Café, 2019-10) Cardozo, Gina Maria Bueno Quirino; Iamanaka, Beatriz Thie; Pantano, Angélica Prela; Pereira, Rosana Andrade de Paula
    Este trabalho teve como objetivo avaliar duas safras de cafés de quatro regiões produtoras de café do estado de São Paulo quanto à infestação pela broca - Hypothenemus hampei e avaliação micológica, que compreende avaliar a infecção fúngica total e fungos potencialmente toxigênicos, e a avaliação do potencial de produção de toxinas, além da quantificação de ocratoxina A presente nos grãos. Apenas em uma amostra foi observada alta infestação nos grãos na safra 2016/2017 que, após cuidados com o manejo, incluindo a implementação de armadilha de insetos na lavoura, obteve ótimos resultados na safra 2017/2018. Em relação aos fungos, em ambas as safras foram detectados Fusarium sp, Cladosporium sp e Fungos dematiáceos. O grupo dos Aspergillus section Nigri foi isolado em uma amostra de café cereja da primeira safra, contudo os isolados não foram produtores de ocratoxina A. Na segunda safra, cepas de Aspergillus section Circumdati foram isoladas das amostras de café beneficiado e a contaminação por ocratoxina A obtida, estava dentro do limite de tolerância estabelecido pela RDC 07/2011. Após procedimento de torração e moagem e considerando as duas safras de cafés avaliadas, os valores de ocratoxina A variaram de “não detectado” a 2,76 μg/Kg.